05 ago Aneel aprova reajuste de 3,63% para as tarifas de energia residenciais da Celesc em Santa Catarina
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (4) o reajuste tarifário da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 3,63%. Os novos valores serão aplicados a partir desta sexta-feira (7) para 2,7 milhões de unidades consumidoras de 260 municípios de Santa Catarina. A agência considerou a variação de custos que a empresa teve no ano para firmar o reajuste.
A taxa de energia cobrada pela empresa já havia recebido aumento de cerca de 25% no início do ano e a expectativa era que este reajuste anual, aplicado geralmente no mês de agosto, ficasse entre 10% e 15%. O pedido de reajuste foi protocolado dia 8 de julho. Até ano passado era a empresa que simulava o valor, mas em 2015 a regra mudou.
Além do reajuste, as tarifas também continuarão com bandeira vermelha neste mês, de acordo com o sistema de bandeiras tarifárias que indicam se o custo de energia está maior ou menor em função das condições de geração de eletricidade. A bandeira vermelha significa acréscimo de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Com o custo mais alto desde o início do ano, o número de inadimplentes também aumentou. Desde a última semana a agência regional da Grande Florianópolis da Celesc Distribuição intensifica o trabalho de corte para tentar diminuir a inadimplência nas contas de energia. A medida foi tomada para evitar que a situação se torne preocupante no futuro. Segundo o chefe da Agência Regional Florianópolis da Celesc Distribuição, Reinaldo Fernandes, apesar de a dívida dos inadimplentes somarem cerca de R$18 milhões, a situação ainda está controlada.
:: Percentuais por classe de tensão ::
Alta Tensão – 3,59%
Baixa Tensão – 3,63%
Média (Baixa Tensão e Alta Tensão) – 3,61%
( Notícias do Dia Online, 04/08/2015)