03 ago American Bridge reafirma interesse em restaurar a ponte Hercílio Luz
A empresa American Bridge, que construiu a ponte Hercílio Luz entre 1922 e 1926 e neste ano foi procurada pelo Governo do Estado para que seja a responsável pela restauração da estrutura, garantiu que mantém interesse na obra. Procurado pela reportagem do Notícias do Dia, o vice-presidente da empresa norte-americana, Michael Cegelis, disse que no momento estão “lidando com alguns problemas inesperados , mas ainda trabalhando em estreita colaboração com o Estado para realizar este importante trabalho”. Cegelis foi reservado e não detalhou quais são os problemas, mas não descartou a intenção de executar o projeto.
Os representantes da empresa são esperados pelo Governo do Estado para uma nova visita – a quarta desde que foram acionados pelo governador Raimundo Colombo (PSD) – em que devem apresentar a proposta final para a obra. Nos últimos dias, surgiram boatos de que o parecer da American Bridge já havia sido emitido e seria contrário à execução da obra. Governo e empresa negam a informação.
Em abril, foram entregues aos representantes da American Bridge o projeto executivo e todos os detalhes técnicos referentes à ponte. “A parte mais complicada será trocar todas as estruturas antigas por novas. Não sabemos agora qual o custo total da obra neste momento”, afirmou Cegelis na época. “Certamente é complexo. Já fizemos trabalhos parecidos em outras pontes, mas este é um desafio. O diferencial desta ponte é que ela não é feita de fios e sim de barras de olhais. Não é algo usual”, comparou na ocasião.
Em maio deste ano, o vice-presidente da American Bridge afirmou à reportagem do ND que a empresa está “profundamente empenhada nos estudos” e que “estão perto de ter o que é preciso para preparar uma oferta completa”. Ele se referiu à ponte Hercílio Luz como uma “estrutura excepcional”.
A intenção do Governo do Estado é fazer a contratação com dispensa de licitação, assim como foi feito com a empresa Empa, que executa as obras emergenciais de sustentação do vão central da ponte. Caso o contrato com a American Bridge seja efetivado, a empresa só deverá começar a trabalhar após a conclusão das obras da Empa, prevista para outubro. O governo tem em caixa R$ 130 milhões assegurados em financiamento para a restauração da ponte Hercílio Luz.
( Notícias do Dia Online, 31/07/2015)