10 jul Fórum parlamentar e ANTT batem martelo por traçado original do Contorno Viário
(Por Moacir Pereira, ClicRBS, 09/07/2015)
Depois de ouvir cerca de 40 entidades e prefeitos da região e o Governo do Estado, o Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado federal Mauro Mariani (PMDB), oficializou nesta quinta-feira, em Brasília, durante reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a decisão de manter o traçado original do Contorno Viário da Grande Florianópolis, cortando a BR-282. — O que fizemos foi apenas transmitir o sentimento da sociedade — disse Mariani, que entregou documento com assinaturas de entidades, prefeitos e do próprio governador Raimundo Colombo (PSD). O projeto original da ANTT já conta inclusive com licenças aprovadas. O diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, agora irá comunicar a decisão à Autopista Litoral Sul e solicitar o cronograma das obras em 30 dias. A previsão para o término de toda a obra é 2017. Durante a reunião, o diretor-geral Jorge Bastos aproveitou para informar a inclusão, no Programa de Investimentos em Logística, de uma série de obras de ampliação da BR-101 na Grande Florianópolis. Uma bandeira do Fórum Parlamentar Catarinense, que também encara o aumento da capacidade das marginais como obra fundamental para melhorar o trânsito local da região.
Mantido o projeto original nas obras do contorno viário
Após meses de discussão sobre possíveis mudanças, assunto foi tratado ontem em reunião da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Agora, a Autopista Litoral Sul será comunicada
Depois de ouvir cerca de 40 entidades, prefeitos da região e o governo do Estado, o Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado federal Mauro Mariani (PMDB), oficializou ontem, em Brasília, durante reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a decisão de manter o traçado original do Contorno Viário da Grande Florianópolis, cortando a BR-282.
– Ouvimos a sociedade de Santa Catarina e majoritariamente a posição é que se mantenha o traçado original. O Fórum cumpriu a sua missão. Está oficializado a partir de hoje aos olhos da sociedade catarinense – destacou Mariani.
O projeto original da ANTT já conta inclusive com licenças aprovadas. O diretor-geral do órgão, Jorge Bastos, agora irá comunicar a decisão à Autopista Litoral Sul e solicitar o cronograma das obras em 30 dias. A previsão para o término de toda a obra é 2017, mas não se descarta que a data seja impactada com a demora na definição do trecho Sul.
Superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Viviane Esse ressaltou que a obra do contorno não parou em nenhum momento. Ela foi iniciada há cerca de nove meses pelo traçado central, em que não havia conflito da escolha de alternativa e também estava liberado do ponto de vista de licenciamento ambiental. Depois da liberação da Funai e da questão indígena se iniciou também o contorno pela parte Norte.
– O trecho Sul a gente vai começar o mais rápido possível – garante Viviane.
Durante a reunião em Brasília, o diretor-geral Jorge Bastos aproveitou para informar a inclusão, no Programa de Investimentos em Logística, de uma série de obras de ampliação da BR-101 na Grande Florianópolis. Uma bandeira do Fórum Parlamentar Catarinense, que também encara o aumento da capacidade das marginais como obra fundamental.
( DC, 10/07/2015)