17 jul Djalma Berger é admitido no conselho da Eletrosul e deve ser indicado à presidência
Dois novos integrantes foram incluídos ontem no Conselho de Administração da Eletrosul. Djalma Berger substituirá Márcio Zimmermann e Darci Pasqualotto ocupará a cadeira de Willian Rimet Muniz. A decisão tomada em assembleia geral extraordinária abre caminho para Djalma assumir a presidência da estatal, posto ocupado por Zimmermann. A primeira reunião do novo Conselho de Administração será hoje, às 14h. Na pauta deve estar a definição da nova diretoria da Eletrosul.
A mudança no comando se deve a um acordo político. O senador Dário Berger (PMDB) alega que havia recebido a garantia de que o irmão Djalma seria nomeado para o cargo. No entanto, Zimmermann foi conduzido ao posto. Outra definição alinhavada é a presença do PT na diretoria. O ex-deputado Claudio Vignatti ocupará uma das cadeiras. Para tal, ele inclusive se licenciou do cargo de presidente estadual do PT.
Uma das polêmicas é a troca de um gestor de perfil técnico por outro de características políticas. Zimmermann é formado em engenharia elétrica. Foi ministro de Minas e Energia em 2010 e até abril deste ano exercia o cargo de secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia. É funcionário da Eletrobras/Eletrosul desde 1980. Já Djalma é formado em administração e engenharia civil, iniciou a carreira na área atuando na Eletrosul, mas focou na política. Foi deputado estadual de 2003 a 2007, deputado federal de 2007 a 2009 e prefeito de São José de 2009 a 2012.
(Notícias do Dia Online, 15/07/2014)