22 jul Comitê de turismo de Santa Catarina e Paraná define estratégias para divulgar destinos
A promoção de Santa Catarina nos mercados da América Latina foi uma das pautas da reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do Codesul (Comitê de Desenvolvimento e Integração Sul). O encontro contou com a participação do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o presidente Santur, Valdir Walendowsky, o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, além de representantes do trade turístico do Paraná e de Santa Catarina. A reunião foi realizada na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte nesta segunda-feira, 20.
Durante a reunião foram apresentadas estratégias da Embratur para promoção de destinos turísticos brasileiros. Entre as ações, está o mapeamento dos principais países para divulgação na América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai. Também está prevista a participação em diversas feiras internacionais e workshops. “Para divulgarmos os destinos, precisamos entender que a experiência turística está ligada a produtos e vivências. Os parques temáticos, por exemplo, são excelentes produtos turísticos”, destacou Lummertz. Para fazer o mapeamento e promoção dos destinos, tanto na América, como na Europa e Ásia, a Embratur conta com os EBTs – Escritórios Brasileiros de Turismo.
Ainda durante o encontro, o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, aproveitou a presença de autoridades paranaenses para propor a criação de uma pauta coletiva entre os dois estados para apresentar em reuniões de colegiados nacionais, como o Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). “A reunião de hoje representa um gesto de união entre os estados. Com isso, estamos potencializando ações de promoção turística para atrair mais visitantes para o Sul do Brasil”, afirmou Filipe Mello.
Propostas como a criação de Parcerias Público-Privadas para a elaboração de roteiros, melhoria da sinalização e até mesmo a criação de uma rota cênica na BR 101 entre Paraná e Santa Catarina para ser um novo atrativo turístico, foram algumas das ideias levantadas durante o encontro e que serão discutidas em próximas ocasiões
( Notícias do Dia Online, 20/07/2015)