29 jun SMHSA vistoria obra de contenção na Mariquinha
Na sexta-feira (26) pela manhã, uma equipe da Secretaria de Habitação acompanhou a vistoria da obra de contenção em desenvolvimento na rua Waldomiro Monguilhott, na subida para a comunidade da Mariquinha. Engenheiros e geólogos da MLA Engenharia (empresa responsável pela execução da obra) e da Mais Engenharia Desenvolvimento e Sustentabilidade, responsável pelo estudo para a estabilização do terreno. No local, em dezembro de 2011 durante um período de precipitações intensas, aconteceu o deslizamento de um bloco de aproximadamente 200 toneladas, que se desprendeu do maciço rochoso e desbarrancou, levando junto três residências. Além de prejuízos materiais, o acidente infelizmente provocou a morte de uma pessoa.
Paralisada em outubro de 2014 devido a problemas de especificação de materiais, a obra foi reiniciada em maio deste ano, a partir da readequação do projeto. “Com o andamento dos trabalhos surgiu a suspeita de que o bloco de rocha estaria novamente se deslocando, o que poderia motivar ou justificar uma nova modificação do projeto, e precisamos da avaliação da equipe que atuou desde o início do processo para garantir a segurança que se espera no fim do processo, que é, com certeza, nossa grande preocupação”, explicou o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, que participou da inspeção.
Além da grandiosidade da obra, tanto em área de abrangência quanto em estrutura, chama atenção o excesso de lixo que se acumula nas encostas, o que segundo os engenheiros contribui para aumentar a instabilidade do terreno.
Os engenheiros Eduardo Azambuja e Erverson Luciano Silva, da Mais Engenharia, realizaram uma conferência das medidas e localizações das fissuras das rochas, e até a próxima segunda-feira (29) apresentarão um relatório da situação em que se encontram rocha e terreno. Também para a próxima semana está programada uma nova vistoria pela equipe que realizou o levantamento e avaliação inicial do terreno.
O propósito é obter o maior número de informações para permitir um amplo mapeamento e apontar os caminhos para a continuidade dos trabalhos, que além das obras de contenção incluem a construção de uma área de convivência e a revitalização do entorno.
“A segurança das pessoas que vivem no entorno é prioridade, e por isso estamos tomando todas as precauções possíveis para garantir que acidentes como o de 2011 não se repitam. Também por isso, queremos agilizar ao máximo a conclusão de uma obra tão importante quanto esta”, afirmou o secretário Zancanaro.
(Prefeitura de Florianópolis, 26/06/2015)