24 jun Reunião para definir o novo traçado do Contorno Viário é adiada
A reunião entre deputados, senadores catarinenses e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcada para a tarde de hoje foi adiada indefinidamente. O encontro havia sido agendado após a visita do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, ao Estado, na semana passada, quando parlamentares cobraram respostas para uma série de questões ligadas à mobilidade em SC – incluindo a incerteza sobre o polêmico trecho sul do Contorno Viário da Grande Florianópolis.
Segundo informações do gabinete do deputado Esperidião Amin (PP-SC), a reunião foi cancelada pela própria ANTT e deve ocorrer na próxima semana, mas ainda não tem data marcada. Como a agência deixou a decisão final sobre o Contorno Viário nas mãos do Fórum Parlamentar Catarinense, a discussão não deve tomar grande parte da reunião.
A indecisão sobre duas alternativas permanece: manter o traçado original, desapropriando uma quantidade maior de imóveis em Palhoça e jogando o trânsito pesado para a BR-101; ou usar a estrutura da BR-282 para ligar o tráfego até a BR-101, evitando desapropriações, mas aumentando significativamente o custo e o tempo da obra.
– A BR-282 já quase não suporta mais o tráfego atual, então seria preciso fazer uma ampliação da rodovia para desviar o tráfego do Contorno Viário por ela – diz Marcos Guedes Pereira, gerente de planejamento estratégico da concessionária Autopista Litoral Sul.
O governo aposta no plano original, tanto por uma questão de custos quanto de licenciamento. Já parte dos moradores de Palhoça desaprova o primeiro traçado.
(DC, 24/06/2015)