26 jun ReÓleo faz blitz para fechar a campanha do Guinness Book
Na próxima segunda-feira (29/6), o Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) fará blitz para arrecadação de óleo de cozinha usado em frente ao Terminal Urbano Central (TICEN). Das 13h às 17h, a equipe do ReÓleo irá receber o resíduo e promoverá atividades de conscientização sobre preservação ambiental e sustentabilidade. A ação faz parte da campanha do programa para bater o próprio recorde no Guinness Book e superar os 20 mil litros coletados neste mês de junho – desde 2012, graças ao trabalho do Programa, a capital catarinense detém o título de cidade que mais coleta e recicla óleo vegetal no mundo.
Para participar e também colaborar com o meio ambiente, já que o óleo usado deixará de ser jogado na pia ou no solo, basta armazenar o resíduo em garrafas PET e levar até o ACIF Móvel, em frente ao TICEN. Todo o óleo coletado seguirá para a empresa Ambiental Santos, parceira do programa, onde será reciclado. “Sempre contamos com o apoio de toda a população, que já nos ajudou a colocar Florianópolis como exemplo mundial. Esta última ação em um ponto central é para fechar junto com a comunidade a campanha e demostrar a sintonia do ReÓleo com a cidade”, destaca o diretor do programa Luiz Falcão de Moura.
Quem não puder participar da blitz no centro da cidade, pode entregar o resíduo em um dos cerca de 200 pontos de entrega voluntária (PEV’s) do programa espalhados por Florianópolis. A listagem de PEV’s e todos os endereços para entrega do óleo podem ser acessados pelo www.acif.org.br/reoleo/pontos-de-entrega.
Em quase duas décadas de funcionamento, o ReÓleo já coletou e enviou para reciclagem mais de 3 milhões de litros de óleo vegetal, evitando a poluição de rios, lagos, mares, lagoas e lençóis freáticos e ajudou a evitar a emissão de 35 mil toneladas de CO2, gás responsável pelo efeito estufa. Além disso, já sensibilizou mais de 20 mil crianças e adolescentes por meio da palestra de sustentabilidade Reciclar é Educar. A nova campanha para o Guinness faz parte das comemorações pelos 100 anos da ACIF.