29 jun Nomeado novo presidente do Comtur
O Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis (Comtur) teve a nomeação de seu novo presidente durante o encontro realizado nesta sexta-feira (26). Marco Aurélio Floriani, presidente do Floripa Convention & Visitours Bureau (FC&VB), foi indicado ao cargo e aprovado pelos membros do Conselho.
Floriani agradeceu a oportunidade de estar à frente do Conselho, que tem em suas diretrizes a troca por cada biênio entre o poder público e o privado, dando dinamismo às pautas propostas nos encontros.
Encontro Unesco
A secretária municipal de Turismo, Zena Becker, apresentou no começo da manhã um balanço positivo da viagem para a Espanha, em companhia do consultor e diretor da FloripAmanhã, Eduardo Barroso. Eles participaram de um encontro da Unesco, durante os dias 22 e 23 de junho, que destacou por meio de palestras e discussões a temática gastronomia.
No primeiro dia do evento, Florianópolis esteve representada por Eduardo na mesa redonda “A criatividade e a inovação na gastronomia e sua promoção”. Já no dia 23, chefs de vários restaurantes debateram sobre “A gastronomia como geradora de valor e emprego”.
“Para ser cidade Unesco, precisa ter trocas de experiências e a busca pelo melhor”, frisou Zena Becker aos representantes do Conselho sobre a participação naquele encontro. Em novembro de 2014, Florianópolis foi eleita Cidade Criativa da Unesco da Gastronomia.
Marca Florianópolis
A Marca Turística de Florianópolis esteve na pauta do Comtur, sendo apresentada pelo coordenador do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC, Luiz Salomão Ribas Gomez. Três identidades gráficas serão aperfeiçoadas para ir à votação do público. A nova Marca da cidade está prevista para ser lançada dia 5 de agosto, com a reabertura da Ala Sul do Mercado Público.
Museu Florianópolis
Com relação ao Museu da História da Cidade, que funcionará no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, que passa por reformas, a secretária destacou que já há uma comissão que seguirá coordenando o projeto do Museu. O grupo irá percorrer os principais museus interativos para realizar o trabalho de benchmarking e aplicar alguns conceitos destes locais no museu de Florianópolis.
Parceria Sebrae e Liesf
O coordenador de projetos de turismo do Sebrae – Grande Florianópolis, Alan David Claumann, frisou a parceria do Sebrae com a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) que vem sendo mantida desde maio, em busca da capacitação dos prestadores de serviços do Carnaval. “Quando começou o projeto, eram 160 prestadores, sendo 153 deles informais”, disse ele. O objetivo é de que no próximo Carnaval este pessoal já esteja com as atividades regularizadas.
Entre os dias 18 e 20 de junho a equipe do projeto, junto da Liesf, visitou as escolas de Samba do Rio de Janeiro. Entre as ações futuras da parceria, destacou-se o diagnóstico empresarial da Liga e a participação do Sebrae/SC na semana de comemoração de 10 anos da Liesf, com um QG do Microempreendedor Individual (MEI) para formalizar os prestadores de serviço.
Estiveram presentes na reunião do Comtur, além da Secretaria de Turismo, representantes do Sintratuh; ABIH; Agturb; Sintregf; Sebrae/SC; FC&VB; Shrbs; Abeoc; Infraero; IFSC; LOGO/USFC; FloripAmanhã e Abraccef.
(Prefeitura de Florianópolis, 26/06/2015)