17 jun Lojistas e Assembleia mobilizados contra feiras itinerantes
( Por Moacir Pereira, ClicRBS, 16/06/2015)
A maior mobilização dos lojistas catarinenses este ano aconteceu na Assembleia Legislativa antes e durante a reunião da Frente Parlamentar do Varejo para tratar de medidas duras contra as feiras itinerantes.
Durante a sessão da Assembleia, o deputado Darci de Matos(PSD), presidente da Frente do Varejo, ocupou a tribuna para fazer uma análise da da situação enfrentada pelo comércio estabelecido, condenando de forma veemente a concorrência desleal e ilegal praticada pelas feiras itinerantes. Já com o plenário lotado de lojistas defendeu mudanças no Decerto 3.727, de 2005, que abriu brechas para a ação dos itinerantes. Eles são, na maioria, comerciantes paulistas expulsos da Feira do Brás, após pesada fiscalização. Alguns não possuem sequer inscrição no cadastro de contribuintes em São Paulo.
– É tudo irregular – acusou Darci de Matos. Vendem contrabando , produtos piratas e os empregados não tem sequer carteira de trabalho.
Em sucessivos apartes, deputados de vários partidos, engajaram-se na campanha pelo fim das feiras itinerantes. Luiz Fernando Vampiro (PMDB) acusou os itinerantes de enganarem comunidades e prefeitos de pequenos municípios oferecendo vantagens financeiras para se instalarem. Neodi Saretta(PT) defendeu ação enérgica de todos os poderes para combater a ilegalidade.
Consenso: se prefeituras, fiscalização fazendária, vigilância sanitária, Policia Federal e Estadual exigirem o cumprimento da lei, as feiras itinerantes não se instalam mais em Santa Catarina.