14 maio Feira gratuita reúne instituições de ensino e oferece oportunidades exclusivas de formação
O abandono escolar é uma das principais preocupações dos educadores, especialmente entre os adolescentes. No Brasil, 64% dos alunos matriculados até 19 anos concluíram o ensino médio no ano passado, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Embora Santa Catarina apresente índices um pouco melhores – com um percentual de 72% – será realizada uma feira cujo objetivo é também promover a retomada dos estudos e a qualificação profissional. A EXPO ESTUDAR irá acontecer pela primeira vez em Florianópolis, no Centrosul, entre os dias 10 e 12 de setembro. A feira, com entrada gratuita, será uma oportunidade para pessoas de todas as idades que pretendem qualificar sua formação, retomar os estudos ou se profissionalizar.
Durante três dias o espaço reunirá instituições que oferecem cursos dos mais diversos segmentos educacionais como graduação, pós-graduação, intercâmbios, cursos profissionalizantes, ensino básico, idiomas, entre outros. Em um único local os visitantes terão a chance de conhecer novas oportunidades com condições diferenciadas oferecidas diretamente pelas escolas e universidades.
Jessé Torres, Diretor da Capacitar Eventos Educativos, empresa organizadora do evento explica que a ideia é “criar um ambiente educacional com múltiplos níveis, onde instituições de ensino estarão apresentando de forma direta suas estruturas, seus cursos, suas diretrizes pedagógicas e suas plataformas de ensino. Não importa a idade do visitante. É um evento onde o que vale é a formação educacional e a ampliação do conhecimento para gerar novas oportunidades na vida das pessoas”, explica.
SAIBA MAIS:
Jovens de até 19 anos que concluíram o Ensino Médio em 2013 (MEC)
Brasil – 54,3%
SC – 61,%
Ranking Nacional
1º Distrito Federal – 68,1%
2º São Paulo – 67,2%
3º Espírito Santo – 64,9%
4º Paraíba – 64,6%
5º Santa Catarina – 61%
Um a cada quatro alunos que inicia o ensino fundamental no Brasil abandona a escola antes de completar a última série. (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD 2012).
Entre 1,6 milhão de alunos do ensino básico que abandonaram a escola, mais de 1,5 milhão cursava a rede pública, tanto no nível fundamental (762 mil) quanto no médio (760 mil). (IBGE 2013)
No Brasil, 75% das adolescentes que têm filhos estão fora da escola. País tinha 309 mil meninas de 15 a 17 anos nessa situação em 2013. Mais de 257 mil delas não estudam nem trabalham, segundo levantamento. (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad)
SERVIÇO:
O QUÊ: EXPO ESTUDAR
QUANDO: 10/09 a 12/09
ONDE:Centrosul – Florianópolis
INFORMAÇÕES: www.expoestudar.com.br