27 maio Entenda como vai funcionar serviço de compartilhamento de bicicletas
O serviço de bicicletas compartilhadas de Florianópolis, prometido desde 2009, está com edital aberto para a seleção de empresas interessadas em operar o sistema. O processo foi tornado público 22 dias após ser anunciado pela prefeitura. Apesar do atraso, o secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Vinicius Cofferri, afirma que o prazo previsto para o início de funcionamento, em novembro, está mantido.
— Seguimos com o mesmo prazo. Sabíamos da possibilidade de ajustes desde o início, por isso o cronograma foi montado com margens para as adaptações — reconhece Cofferri.
No serviço de compartilhamento previsto para Florianópolis, usuários se cadastram online para retirar uma das 850 bicicletas das 85 estações que serão construídas na cidade. Pelo telefone celular, site, ou cartão integrado ao sistema de transporte coletivo – detalhes a serem propostos pelas empresas interessadas –, o veículo é liberado e deve ser devolvido em outra estação. Modelos já consolidados no mundo, como Barcelona, Berlim e Rio de Janeiro serviram de inspiração para a Capital.
Primeira etapa prevê 30 estações de bikes
Em 2015 será feita apenas a primeira etapa, com a colocação de 300 bicicletas em 30 estações, no Centro, Trindade, Santa Mônica, Itacorubi e Coqueiros. De acordo com a arquiteta do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis e do projeto, Vera Lúcia da Silva, as áreas contempladas inicialmente foram escolhidas pela baixa velocidade de trânsito e infraestrutura para o ciclismo. A região conta com a ciclovia da Beira-Mar Norte e ciclofaixas da Bocaiúva, Agronômica e Madre Benvenuta, formando a microrrede cicloviária do Centro.
(DC, 27/05/2015)