29 maio Chegada do inverno dá novo ânimo ao mercado gastronômico da capital catarinense
O frio chegou à Florianópolis, a capital de Santa Catarina, para aquecer o mercado gastronômico . E engana-se quem pensa que a badalada cidade se resume à Jurerê Internacional. Aliás, é apenas um bairro de classe média alta que fica lotado no verão, mas a cidade, definitivamente, não gira em torno da praia.
Com a gastronomia em alta no Brasil, Florianópolis não é diferente: surgem restaurantes para todos os tipos e gostos, novos chefs, além de cursos e premiações que movimentam o mercado, já que a área corresponde a uma gorda fatia do 2º setor em arrecadação do município, o de serviços. Não é a toa que a cidade faz parte do programa Cidade Unesco de Gastronomia, iniciativa da ONG FloripAmanhã, na época presidida por Zena Becker, atual secretária de turismo da cidade.
Valorizando os frutos do mar – que caracterizam a culinária local – o restaurante Recanto dos Brunidores, famoso em todo o Brasil pelo atendimento customizado à beiramar do Costão Sul da Praia dos Ingleses, norte da cidade, faz o caminho inverso ao manual do crescimento: para manter a qualidade que o tornou conhecido, o chef e mergulhador Nivaldo Souza vai fechar a filial no bairro Santo Antônio de Lisboa e focar suas atenções na matriz, que encantou famosas como Paris Hilton e Cláudia Raia. Tudo pescado no mar em frente pelo próprio chef.
Também com menu à base de frutos do mar e com toque francês,o chef escocês radicado na Ilha Alex Floyd comanda o primeiro jantar da Confraria do Vinho Itapema, que será no Dia dos Namorados, 12 de junho, na charmosa Alameda Casa Rosa. A sétima temporada do projeto de inverno da rádio Itapema FM será estendido até setembro deste ano, a pedido do público.
Por falar no charmoso bairro de Santo Antônio, no Norte, reina absoluto o May (foto), restaurante tailandês aberto em 2014 que lota diariamente. E em junho estreia novo menu, além de oferecer mimos para os clientes, como as mantinhas da Veuve Clicquot.
Nem tudo são flores. Alguns reclamam que o movimento diminui no meio do ano, mas, com criatividade,dá para driblar e manter os clientes, oferecendo algo a mais ou mudando alguns detalhes. No Centro, ao lado do Shopping Beiramar, a principal da cidade, o Iguarias de Minas, especializado em gastronomia mineira, acaba de implantar o buffet ao meio-dia e, a partir do dia 10 de junho, passa a servir café e sopas pelo mesmo sistema a partir das 16h30. “Aumentamos o movimento em 70% depois que colocamos o Buffet”, diz Fabiana Machado, uma das sócias.
Em outro shopping, o Iguatemi, está o LasLeñas, que aposta na Parrilla Uruguaia para seu primeiro inverno em funcionamento, já que foi aberto em fevereiro deste ano. A unidade é a primeira da rede gaúcha no estado. Além do modo de servir a carne, o a tradição gastronômica do país vizinho está em detalhes, como o molho chimichurri e as cervejas Patrícia e Norteña.
O tradicional Bistrô D´Acampora, também no Norte, atende mediante reserva, mas os grandes eventos – corporativos e casamentos, principalmente- garantem receita à equipe chefiada por Duda D´Acampora, filha do chef Zeca D´Acampora, falecido sete anos atrás.
Também manezinho – alcunha pelo qual são conhecidos os nascidos na Ilha- o chef Eduardo Jacinto é famoso na França, onde comanda o restaurante Le Pario, que ganhou menção de qualidade no Guia Michelin, e, aproveitando esta nova fase, passa a atender eventos em sua terra e também em todo o país.
Potencial a cidade tem e os clientes estão ávidos por novidades, desde que tenha qualidade e bom atendimento, associados, claro, a fatores inerentes a qualquer empresa, como comunicação eficaz, trabalho árduo e planejamento.
( R7, 29/05/2015)