20 maio Câmara vai realizar audiência pública sobre reforma no CEPON
A Câmara Municipal de Florianópolis realiza nesta quinta-feira, 21 de maio, às 14h, Audiência Pública no âmbito da Comissão de Saúde para discutir a demora na construção do centro cirúrgico do Cepon, em atendimento ao requerimento do vereador Ricardo Camargo Vieira.
O Cepon passa por reformas há 16 anos e a falta de entendimento sobre o terreno em que o espaço está construído está atrasando ainda mais as obras, o que prejudica o tratamento dos pacientes com câncer. O projeto de ampliação prevê a construção de quatro salas para cirurgias de alta complexidade, sala de esterilização e 10 leitos de UTI.
Desde 2013 há recursos disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a conclusão das obras. Segundo a Fahece, fundação que administra o Cepon, um parecer do Ministério Público determina que o terreno seja devolvido para o Estado para a continuação da reforma. Até 2006 a área onde está localizado o Centro era de propriedade do governo de Santa Catarina que, então, disponibilizou para a Fahece.
Segundo o presidente da Comissão de Saúde, vereador Coronel Paixão (PDT), o objetivo em realizar a audiência pública é colocar para dialogar as entidades envolvidas e chegar a um acordo. “O nosso intuito é unir Secretária Estadual de Saúde, Ministério Público Estadual e Fahece e buscar um entendimento pelo bem de quem há tantos anos espera a conclusão da obra”.
Foram convidados para a audiência: Ministério Público Estadual, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Fahece, Associação Brasileira de Portadores de Câncer, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina.
A audiência pública está marcada para às 14h desta quinta-feira, 21 de maio, no Plenarinho Miguel Ângelo Sedrez, no 1º andar no prédio da Câmara, localizada na Rua Anita Garibaldi, 35, no centro da Capital.
(Câmara Municipal de Florianópolis, 19/05/2015)