14 maio ACIF: Um centenário de história
Em 13 de maio de 1915 foi fundada a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Em reunião, na sede do Clube Doze de Agosto, foi composta a primeira diretoria constituída pelos comerciantes: Cel. Emílio Blum, como presidente; Francisco Pereira Oliveira Filho, vice-presidente; Lauro Linhares, 1° secretário e Antônio Linhares, como 1° tesoureiro. Na mesma ocasião, foram indicados para organizar os Estatutos Sociais os comerciantes Oswaldo Haberbck e Paschoal Simone.
O objetivo desses comerciantes era ter uma entidade que pudesse representar e integrar a classe empresarial da Grande Florianópolis por meio do associativismo na busca de soluções de alto valor agregado, visando apoiar o desenvolvimento sustentável da cidade.
Há 100 anos a ACIF busca ser um modelo de entidade empresarial voluntária, associativista e profissionalizada, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da cidade e ser reconhecida como entidade de referência em todo Brasil. A ACIF reivindicou e lutou pela construção da BR-282, estrada que liga Lages a Florianópolis (1958), contribuiu para a internacionalização do Aeroporto Hercílio Luz (1988), por iniciativa da entidade foi fundada a agência do Banco do Brasil, em Florianópolis, abrindo caminhos para o desenvolvimento econômico e social (1920) e incentivou para a construção da ponte Hercíclio Luz (1926).
Recentemente, a ACIF celebrou a inclusão de Florianópolis no Livro dos Recordes, com a cidade que mais recicla óleo no mundo, graças ao programa Reóleo (2013), criou o impostômetro, para que os florianopolitanos soubessem o quanto está sendo recolhido de imposto na cidade, e lutou contra o aumento do IPTU.
Temos muito orgulho de poder celebrar essa data, que só é possível graças ao empenho, determinação e perseverança de inúmeros nomes que dedicaram boa parte de suas vidas para o êxito desta instituição. Os fundadores, ex-presidentes, diretores e uma infinita gama de colaboradores é que nos dão hoje a oportunidade de comemorar com você esta grande façanha.
(ACIF , 13/05/2015)