Vertical da ACATE lança ferramenta para apontar grau de sustentabilidade de empresas de tecnologia

Vertical da ACATE lança ferramenta para apontar grau de sustentabilidade de empresas de tecnologia

A Vertical Sustentabilidade da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) apresentará a ferramenta “Indicadores de Sustentabilidade para Empresas de Base Tecnológica” na próxima edição do VerticAlmoço, dia 5 de maio. A partir do questionário, desenvolvido e testado pela vertical utilizando metodologias reconhecidas internacionalmente, as empresas de tecnologia de Santa Catarina terão acesso pela primeira vez a um conjunto de parâmetros para atestar o nível de sustentabilidade, a partir de cinco dimensões (cultural, ambiental, político-estratégica, econômica e social) e seus subtemas.

O diretor da Vertical Sustentabilidade da ACATE, Gerson Luiz Zimmer, explica que a motivação para o estabelecimento dos padrões partiu da importância de desmistificar e difundir o conceito de negócio sustentável entre as empresas de tecnologia. “Esperamos que elas compreendam em que áreas precisam se desenvolver e que adotem a sustentabilidade como estratégia de negócio, diante de temas emergentes, como as mudanças climáticas e a necessidade de uma cultura baseada em valores, por  exemplo, garantindo a perpetuidade das organizações.”

A ferramenta Indicadores de Sustentabilidade para Empresas de Base Tecnológica considera essencialmente os níveis de: governança e processos de gestão; valores, ética e práticas relacionadas à cultura organizacional; desempenho econômico, presença no mercado e inovação; consciência, gestão e conformidade ambiental; dimensão social de produtos e serviços, relação com a comunidade, respeito aos direitos humanos, gestão de pessoas e práticas de trabalho e promoção de saúde e segurança.

Antes da aplicação do questionário, as empresas participantes receberão um treinamento para o alinhamento de conceitos. A entrega dos questionários e a conclusão do diagnóstico da Vertical Sustentabilidade deve ser realizada até o final do primeiro semestre deste ano. “Para os associados, o preenchimento das questões já será um momento para a empresa parar e refletir sobre suas ações atuais. Para a ACATE, a ferramenta tangibiliza a missão da ACATE, que é contribuir com o fortalecimento das empresas de tecnologia e inovação de Santa Catarina, consolidando o setor como propulsor de desenvolvimento sustentável”, antecipa Zimmer.

As metodologias que fundamentaram a elaboração da ferramenta foram os Indicadores Ethos e o modelo da organização Global Reporting Initiative (GRI), ambas focadas em medir o desempenho econômico, social e ambiental. O resultado do trabalho será um calendário de capacitações com as demandas das empresas, a partir do segundo semestre de 2015 e em 2016 nos polos conveniados à ACATE em todo o Estado.

A edição de maio do VerticAlmoço será realizada dia 5, no Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera, das 12h às 14h. O endereço é o km 4 da rodovia SC-401, Bairro Saco Grande, em Florianópolis. O almoço custa R$ 45 e as inscrições são limitadas e obrigatórias, disponíveis a partir do site http://www.eventick.com.br/indicadores-sustentabilidade.