17 abr Curitiba receberá maior congresso da América Latina sobre sustentabilidade nas cidades
Curitiba vai sediar a próxima edição da Smart City Business América Congress & Expo, considerada o maior evento da América Latina sobre sustentabilidade nas cidades no período de 19 a 21 de maio de 2015, e discutirá os principais desafios das cidades, especialmente as demandas estruturais relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana e geração de energia.
Durante o encontro serão apresentadas novas tecnologias e tendências para tornar as cidades mais sustentáveis. Será também um espaço de debates entre governos, empresas e entidades ligadas ao planejamento urbano sustentável e à busca de soluções transformadoras.
O evento terá espaço de debates entre governos, empresas e entidades ligadas ao planejamento urbano e à busca de soluções transformadoras. As profissionais associadas da AsBEA-PR, Yumi Yamawaki (professora da UTFPR) e Sandra Nakamura (Ecotécnica) irão ministrar palestras sobre projetos urbanos – os principais desafios das cidades, planejamento urbano e construções sustentáveis. Grande parte das discussões deve se concentrar no terceiro dia do evento (21/05), com foco nas demandas relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana e geração de energia no contexto de cidades que buscam inovação. Será apresentado, por exemplo, a tese da arquiteta Yumi sobre transformações urbanas em função de grandes intervenções, com o exemplo de Beijing que teve uma reconfiguração da cidade após o aumento das linhas de do metrô e Sidney com a construção de um novo centro regional.
As duas primeiras edições do evento aconteceram em 2012 e 2013, no Recife. Para a edição desde ano, o encontro cresce, muda de formato e encontra Curitiba em um novo momento. O desenvolvimento atrelado à qualidade de vida é a estratégia do segundo ciclo de inovação vivido pela cidade. A escolha da sede se deu pela liderança nas novas práticas de gestão e tecnologias para a melhoria das cidades.
A Smart City Business America Congress & Expo é realizada pelo Instituto Smart City Business, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Federação do Comércio do Paraná, Universidade Positivo e Agência Curitiba de Desenvolvimento.