03 mar Pró-Cidadão tem setor especial para o IPTU 2015
Esclarecer dúvidas sobre valores do IPTU 2015, retirar segunda via ou entrar com pedido de isenção ficou mais fácil desde a última quinta-feira (26), com a criação de um setor no segundo piso do Pró-Cidadão para atender exclusivamente às demandas sobre o imposto.
No local, os moradores podem refazer o cálculo do IPTU na hora, entender como ele funciona e, em caso de incorreção, a Prefeitura revisa o carnê e o valor pago a mais pelo contribuinte pode ser descontado nas próximas parcelas, ou na taxa única do próximo ano.
Desde que passou a funcionar, em um único dia o setor conseguiu diminuir o número de pedidos de revisão de IPTU de 200 para 30. “A grande maioria está refazendo o cálculo na hora com nossos especialistas em tributos imobiliários e consegue entender claramente o porquê do novo valor. Sendo assim, não precisam entrar com processo de revisão”, explicou o secretário da Fazenda, Julio Cesar Marcellino Jr.
Para esclarecer as dúvidas, o contribuinte precisa chegar ao Pró-Cidadão (que fica na esquina das ruas Arcipreste Paiva e Tenente Silveira, no Centro) apenas com o número da inscrição imobiliária. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas. O atendimento pode demorar um pouco, por causa da grande demanda, mas a espera é compensatória. “Podemos não estar atendendo com a rapidez esperada pelos moradores, mas tenho certeza que a qualidade das informações é bem satisfatória”, afirmou o secretário.
Cota única com desconto até dia 9
O prazo para os contribuintes pagarem a cota única do IPTU com desconto de 20% sobre o valor do tributo e para o pagamento parcelado de 5% em cada parcela termina na próxima segunda-feira, dia 9. A dica da diretora de relacionamento da Secretaria da Fazenda, Patricia de Aguiar, é para que os contribuintes efetuem o pagamento mesmo com pedido de revisão em andamento.
“Se o processo por deferido, ou seja, se o valor realmente estava incorreto, o contribuinte terá a devolução abatida nas próximas parcelas ou na cota única do próximo ano. No entanto, se o valor estiver correto e já passou o prazo, ele não receberá o desconto”, informou.
Mais informações sobre os descontos, valores, e sobre o setor especial de atendimento do IPTU podem ser obtidas pelo e-mail: iptudigital@pmf.sc.gov.br.
(Prefeitura de Florianópolis, 02/03/2015)