26 mar Florianópolis poderá ser uma das primeiras capitais do país a ter a Casa da Mulher Brasileira
Florianópolis poderá estar entre as primeiras capitais do país a inaugurar a Casa da Mulher Brasileira. O projeto do governo federal está em fase inicial e existe apenas em Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Curitiba (PR).
O assunto foi pauta de uma reunião na manhã desta quarta-feira, 25, entre o prefeito Cesar Souza Jr., a secretária de Assistência Social do Estado, Angela Albino, integrantes da Coordenadoria da Mulher da Capital, IPUF e vereador Tiago Silva.
A intenção é trazer para Florianópolis a casa que é um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
“O município já tem o terreno, o projeto está pronto, e agora só necessitamos de uma alteração no zoneamento para a construção da casa, que será na Agronômica, onde já funciona um serviço semelhante”, assinalou Angela Albino.
O prefeito afirmou que irá agilizar o processo e pretende encaminhar a alteração de zoneamento para a Câmara o mais breve possível.
A Casa da Mulher Brasileira em Florianópolis possivelmente será construída pelo governo federal no endereço onde hoje funciona a 6ª DP – Delegacia de Proteção à Mulher, ao Menor e ao Adolescente e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, na rua Delminda da Silveira, no bairro Agronômica.
No terreno de 4.940 metros quadrados, a Casa da Mulher Brasileira seria um espaço integrado e humanizado de atendimento às mulheres em situação de violência.
Lá, haveria a integração de todos os serviços, como acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
De acordo com a coordenadora da Mulher de Florianópolis, Dalva Maria Kaiser, a meta do governo federal é criar uma Casa da Mulher por Capital. Até o momento, somente três já inauguraram o espaço (Campo Grande, Brasília e Curitiba).
(De olho na ilha, 25/03/2015)