05 mar Elevado do Rio Tavares tem novo projeto
Na última sexta-feira (27), a Secretaria de Obras em reunião com lideranças comunitárias, representantes da Regional Sul da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF Sul) e o vereador Vanderlei Farias, apresentou o novo projeto do elevado do Rio Tavares. Após sugestões de empresários e moradores, foram feitos ajustes e correções necessárias para que a obra facilite o fluxo de veículos e ajude a diminuir as filas da região. “Participamos de todo o processo, contribuindo também com a experiência de quem convive diariamente com as dificuldades do trânsito pesado do Sul da Ilha. Teremos, enfim, uma obra que atende as necessidades da região”, explica Juliana Martins, diretora da ACIF Sul.
Segundo o secretário de Obras Rafael Hahne, o novo elevado foi projetado pensando nos próximos 30 anos de Florianópolis e agora faz parte de uma série de grandes obras planejadas para desafogar o sistema viário do Sul da Ilha.
A assinatura da ordem de serviço para construção do elevado está prevista para o dia 24 de março. A partir do inicio da obra, o equipamento deve ser entregue em 18 meses. A obra está orçada em 14 milhões de reais, além de outros 17 milhões que serão destinados as desapropriações.
O novo elevado terá 220 metros de extensão, com início na SC-405, sobreposição do Trevo do Rio Tavares e saídas na Rodovia Doutor Antônio Luiz Moura Gonzaga. Entre as principais alterações estão:
– pista dupla e curva mais “aberta”, proporcionando mais velocidade para o tráfego de veículos. Antes a curva era de pista simples e os motoristas de carro ou ônibus precisavam diminuir a velocidade, segurando o fluxo e gerando filas;
– a preferencial será de quem estiver no sentido Ribeirão da Ilha-Centro, mantendo o fluxo. Antes a preferencial para entrar na pista sentido Centro era de que estivesse vindo da Lagoa. Desta forma, o motorista que vinha do Ribeirão da Ilha deveria esperar, parando novamente o trânsito;
– o elevado ganhará um corredor exclusivo para ônibus, que virá desde o túnel até o terminal de Rio Tavares.
( ACIF , 04/03/2015)