03 fev Solução técnica para a Ponte Hercílio Luz
Capacidade técnica. Essa, antes de qualquer outra, é a grande questão que envolve a finalização das obras da Ponte Hercílio Luz, depois de quase 33 anos de novela.
E foi essa a constatação do governador Raimundo Colombo para motivar o contato com a American Bridge, uma das maiores empresas do mundo, responsável pela construção da Hercílio Luz entre 1922 e 1926.
Colombo deve viajar para os Estados Unidos no dia 10 deste mês, exatamente com o objetivo de negociar aquela que pode ser a solução final para a ponte.
A reportagem de Marciano Diogo publicada no ND do fim de semana esmiúça o caso, a partir de um contato que o jornal manteve com a American Bridge.
Sim, a empresa tem a capacidade técnica indispensável para encarar o desafio! Mas há inúmeras peculiaridades ainda a vencer.
Alguns engenheiros acreditam que, caso os norte-americanos aceitem a realização do trabalho, será necessária a revisão – e talvez reconstrução – da base de apoio do vão central, estrutura indispensável para consertar a parte pênsil, ou seja, a ponte em si.
Em suma, mais prejuízos para o Estado, com a esperança de que, enfim, sejam os prejuízos definitivos.
(ND, 03/02/2015)