Grupo gestor planeja atividades para primeiro ano de Florianópolis como Cidade UNESCO da Gastronomia

Grupo gestor planeja atividades para primeiro ano de Florianópolis como Cidade UNESCO da Gastronomia

Representantes das entidades do Grupo Gestor

Após a oficialização da capital catarinense como integrante da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, categoria Gastronomia, ocorrida em dezembro de 2014, o Grupo Gestor do Projeto — coordenado pela Associação FloripAmanhã — se reuniu no auditório do Sebrae, na quinta-feira (29/01) para iniciar o planejamento das atividades de 2015. Entre os eventos e iniciativas previstos, um encontro internacional com Chefs de cozinha das oito cidades da Gastronomia da UNESCO, uma oficina de design e artesanato para desenvolver equipamento de suporte à culinária regional, um aperfeiçoamento da FENAOSTRA, inserindo a Festa no conceito de cidade da gastronomia, além de criação de uma legislação de incentivo aos empreendimentos vocacionados no setor e programas de qualificação e capacitação de pessoal.

“Temos que ser inovadores, a proposta da UNESCO é valorizar a cultura gastronômica tradicional, mas olhando para o futuro. Florianópolis está sendo pioneira no Brasil e esperamos desenvolver o projeto de modo que possa ser expandido também para outras cidades brasileiras”, analisa a diretora da FloripAmanhã e membro do Grupo Gestor, Anita Pires.

Para Luciane Camilotti, secretária municipal adjunta de Turismo, o principal papel da Prefeitura no projeto é oferecer estrutura e políticas públicas adequadas para as entidades trabalharem. “Não existe turismo sem Gastronomia, o grupo pode contar com a Prefeitura e a Setur para buscar inovação e desenvolvermos juntos a Florianópolis Cidade UNESCO da gastronomia”, afirma.

Brasil Sabor

A ABRASEL, também membro do Grupo Gestor, irá incluir atividades do Projeto Cidade UNESCO da Gastronomia em seu evento anual Brasil Sabor, de 14 de maio a 11 de junho, como ações de divulgação e oficinas.

As entidades que participam do Grupo Gestor – ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, FloripAmanhã, IFSC, SEBRAE, SETUR/PMF e SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis)  — também informaram na reunião as atividades já desenvolvidas que possuem sinergia com os objetivos do projeto, permitindo a integração e potencialização de ações como a promoção de Florianópolis em feiras de turismo, desenvolvimento de pesquisa acadêmica, promoção do projeto para o setor de gastronomia e qualificação profissional.

Cidade da Gastronomia

Desde o dia dois de dezembro de 2014 Florianópolis integra um seleto grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é comporta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

O Brasil possui apenas duas cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Além da capital catarinense, Curitiba integra a Rede na categoria Design.

(Atualizada em 03/02/2015)