20 fev Governo estadual contrata empresa para obras emergenciais da Hercílio Luz
O governo estadual assinou contrato no último dia 10 com a empresa Empa S.A., com sede em Belo Horizonte (MG), para a execução de obras emergenciais na ponte Hercílio Luz. As obras na ponte estão paradas desde julho do ano passado.
A contratação feita com dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (19). O contrato de R$ 10.357.290,64 é somente para a execução da conclusão das estruturas de sustentação inferior da ponte, no vão central, obra que não foi terminada pelo consórcio liderado pela Construtora Espaço Aberto, cujo contrato foi rescindido em agosto do ano passado devido ao atraso na execução das obras.
As obras de emergência são fundamentais para garantir apenas a segurança do local para que outra empresa possa trabalhar na restauração da ponte.
De acordo com o presidente do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), Wanderley Agostini, a empresa já está na ponte junto com uma equipe técnica do Deinfra para fazer um inventário que levanta as condições de trabalho no local, como a instalação elétrica e a quantidade de material que já havia sido comprada pela empresa anterior.
Somente depois de feito esse inventário é que o Deinfra deve assinar a Ordem de Serviço que define a data em que as obras começam. A partir de então, a Empa tem 180 dias para concluir a execução.
“Não quero precisar data, mas a Ordem de Serviço deve sair o mais breve possível”, afirma Agostini, que enfatizou que o inventário não tem data para ser concluído, principalmente por causa dos embaraços jurídicos que envolvem a reforma da ponte.
O contrato com a Empa foi feito mediante acordo que definiu o valor com o governo estadual. Por se tratar de obras emergenciais, a dispensa de licitação é legal, mediante contratação de uma empresa que seja reconhecida no mercado.
A empresa atua há 55 anos no mercado da construção pesada e faz parte do grupo Teixeira Duarte de Portugal.
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, volta dos Estados Unidos no fim de semana. De acordo com a assessoria do Deinfra ele está otimista em relação às negociações com a empresa American Bridge, responsável pela construção da ponte, finalizada em 1926, mas não adiantou nada em relação ao andamento.
Caso aceite a obra, a empresa dos Estados Unidos deve finalmente realizar a verdadeira restauração da ponte, com valor ainda não definido.
(ND, 19/02/2015)