23 fev Edu Vieira, uma novela de 33 anos em Florianópolis
Demorou – e como demorou. Mas enfim a prefeitura e a UFSC chegaram a um acordo quanto à duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, a principal do bairro Pantanal, conforme esta coluna antecipou na edição de quinta (19).
Se resgatarmos a memória desse caso vamos chegar ao ano de 1982, quando o então governador Jorge Konder Bornhausen inaugurou a Via Expressa Norte – hoje genericamente chamada de Avenida Beira-Mar Norte, ligando o Terminal Rita Maria ao campus da UFSC.
O projeto original dessa ligação incluía a duplicação da Edu Vieira para que a Via Expressa Norte se ligasse à Via Expressa Sul, à época apenas um projeto, viabilizado depois nos governos de Paulo Afonso Vieira, Esperidião Amin e Luiz Henrique da Silveira (e até hoje incompleto, porque LHS interrompeu a ligação na altura do trevo da Seta, devido a dificuldades ambientais).
Vencidos os obstáculos impostos pela UFSC, que detém a posse de uma faixa do terreno necessário à duplicação, a prefeitura se prepara para dar início às obras ainda no primeiro semestre. Será um importante passo para a consolidação do anel viário, a “volta ao morro”, com corredor exclusivo para os ônibus.
(ND, 20/02/2015)