05 jan Prefeitura no Bairro está cumprindo plano de metas
O Prefeitura no Bairro, que encerra o ano de 2014 tendo realizado 43 edições nos dois primeiros anos da gestão, já cumpriu mais da metade das ações previstas no Plano de Metas do governo. Ao todo, foram planejadas 80 edições, abrangendo o Continente, o Maciço do Morro da Cruz, o Centro e o Sul, Norte e Leste da Ilha de Santa Catarina.
Todas essas regiões foram visitadas pelo governo itinerante, iniciativa em que o prefeito Cesar Souza Junior e seus secretários vão até as comunidades para ouvir diretamente da população as suas reivindicações. “Nestas 43 edições, fiz questão de ouvir pessoalmente cada um dos moradores que quis falar comigo, procurei conhecer seus problemas, seus anseios.
É gratificante receber esse retorno da população, sentir que estão satisfeitos ao se saberem ouvidos. É o projeto de governo que me deixa mais realizado”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.Nestes dois anos da administração, em torno de 20 mil cidadãos tiveram algum envolvimento com o Prefeitura no Bairro.
Isto se deu atra0vés de apresentações de pleitos, de demandas solucionadas, de pedidos e recebimentos de informações ou até mesmo de manifestações de agradecimentos pelos atendimentos. A Secretaria Municipal de Obras foi campeã em número de reivindicações, com cerca de 20% do total.
No mais, os pedidos de ações tiveram a ver, principalmente, com as secretarias da Habitação e Saneamento Ambiental, Saúde e Educação, entre outras, nesta ordem.
Visitas
Neste ano, foram ouvidas as comunidades Vila São João e conjunto habitacional Panorama de 42 blocos de apartamentos, Jurerê, Abraão, Ratones, Armação, do Sapé, Pântano do Sul, Jardim Atlântico, Ribeirão da Ilha, Vargem Grande, Mocotó, Jagatá e Queimada, além de Santa Vitória. No primeiro ano da gestão, o Prefeitura no Bairro esteve presente em Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Monte Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro da Caixa, Canto do Lamim, Vila do Arvoredo, Morro do 25, Carianos, Trindade, Morro do Mocotó, Chico Mendes, Tapera, Capoeiras, Ingleses, Morro do Horácio, Monte Verde e Santo Antônio de Lisboa.
Expectativas
O projeto retoma as atividades depois do Carnaval. Para o ano de 2015, a meta é a de que cerca de 30 comunidades sejam contempladas com visitas. As novidades devem ficar por conta da ampliação dos serviços a serem oferecidos durante os eventos pelo Pró-Cidadão.
Também está previsto um cadastramento dos moradores que participarem das próximas edições do Prefeitura no Bairro no Portal do Cidadão, que vai integrar o portal da Prefeitura (www.pmf.sc.gov.br). A ideia é que eles passem a dispor de informações específicas do local onde residem como horários de ônibus e da coleta de lixo, e relativas a tributos municipais, entre outras.
Providências
Uma série de serviços costumam ser colocados à disposição da população das comunidades visitadas durante a realização do Prefeitura no Bairro – graças à participação de representações dos poderes públicos municipal e estadual, entre outros.
Na ocasião, podem ser efetuadas matrículas no projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino, voltado a pessoas com mais de 15 anos interessadas em cursar do 1º ano a 9ª série em um dos cinco polos avançados e 10 núcleos espalhados pela cidade, bem como inscrições em cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Ainda durante o evento, representação do PROCON recebe reclamações relacionadas ao direito do consumidor; o Pró-Cidadão, presta informações e resolve questões referentes a processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualiza endereços e efetua recadastramento. Além disso, a OAB Cidadã está presente para orientações jurídicas, e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Florianópolis, para assuntos afetos às áreas.
Oportunidade
Renato Geske, suplente de vereador que recentemente assumiu a Câmara Municipal na vaga deixada por César Faria, continuará coordenando o Prefeitura no Bairro, como vinha fazendo desde o início da gestão. O que mudou com suas novas atribuições, de cunho legislativo, é que, na Prefeitura, Geske exercerá o trabalho como voluntário.
Para ele, “o grande feito” do projeto é que “ele abre a perspectiva da diminuição da distância entre o cidadão, o secretário e o prefeito, uma vez que permite levar-lhes demandas de forma direta”.
(PF, 22/12/2014)