O maior Carnaval da história de Florianópolis

O maior Carnaval da história de Florianópolis

Está dada a largada para o Carnaval 2015 de Florianópolis, o maior de todos os tempos, com mais de 20 eventos programados para o período de 23 de janeiro a 17 de fevereiro.

O ponto alto, evidentemente, será o desfile do Grupo Especial de Escolas de Samba, na noite de 14 de fevereiro, com a participação da Dascuia, a escola que subiu do Grupo de Acesso em 2014.

Além disso, o Pop Gay será outra das grandes atrações, com show nacional da cantora Wanessa Camargo. Todos torcemos para que seja, de fato, uma grande festa, como a cidade, seus moradores e visitantes merecem. Já fomos considerados, na década de 1960, o terceiro melhor Carnaval do Brasil.

Não se sabe exatamente com quais critérios, mas é certo que essa classificação – valorizada pelas revistas O Cruzeiro e Manchete, as maiores da época – tinha relação com o Carnaval de rua, os blocos, a intensa e alegre participação popular. Perdemos muito de qualidade nos últimos 20 anos, a folia nas ruas foi prejudicada pela estupidez da violência.

Nem bailes públicos temos mais, por causa da insegurança que passaram a causar em anos mais recentes. Na imagem, detalhe da vestimenta oficial do Rei Momo de Florianópolis, Ernani Hulk, que participou do lançamento do Carnaval de 2015, na terça (6).

Berbigão

Não está na programação oficial divulgada na terça (6), mas a abertura oficial do Carnaval florianopolitano é promovida, desde 1992, pelo Berbigão do Boca, conforme decreto 2.150, da prefeitura de Florianópolis. O evento, comandado pelo economista Paulo Abraham (Boca), movimenta milhares de foliões pelas ruas centrais da Capital uma semana antes do início do Carnaval (6 de fevereiro).

Esquenta

Outro Abraham (Carlos, o Cabeça) também tem ligação direta com o Carnaval de Florianópolis. Ele é um dos fundadores e líder do bloco Sou + Eu, que promove o primeiro “esquenta” nesta quinta ( […] Veja mais!

(ND, 09/01/2015)