15 jan Comcap: num só dia, mais de mil toneladas de lixo
A Operação Verão da Comcap tem alcançado bons resultados com a descentralização da coleta no Norte da Ilha de Santa Catarina. Dez novos caminhões compactadores da companhia estão sendo usados na região para dar conta de uma produção diária de até 400 toneladas de resíduos. Esse volume é praticamente o mesmo recolhido em toda a cidade na baixa temporada.
A produção de resíduos na Capital alcançou pico de produção no dia 5 de janeiro, quando foram recolhidas 1.093 toneladas em Florianópolis. Na média de janeiro, a produção tem-se mantido em 700 toneladas/dia. Na baixa temporada, cai para 450 toneladas/dia.
Destaque para o vidro na coleta seletiva
A coleta seletiva de vidro por entrega voluntária, lançada em dezembro pela Comcap, teve alto desempenho. Nas duas primeiras semanas de janeiro, já foram recolhidos 2.380 quilos de vidro nos 10 contêineres instalados nos bairros do Continente.
Pronta resposta nos serviços
“No Verão, temos 51 roteiros de coleta por dia e muito mais movimento na cidade, é natural que ocorram algumas falhas ou atrasos. Mas a firme decisão da direção da Comcap é dar pronta resposta aos problemas. Para isso temos contado com o esforço e a competência dos empregados da companhia”, aponta o presidente Acácio Garibaldi Filho.
O diretor de Operações, Marius Bagnati, acrescenta que, com novos equipamentos como quadriciclos e caçambões, e a limpeza noturna das praias, a Comcap conseguiu esse ano melhorar a produtividade e diminuir os custos e o esforço físico dos trabalhadores na limpeza da orla. Com a nova logística, o número de pessoas contratadas temporariamente diminuiu para um terço e o tempo gasto nas atividades também.
Manutenção constante da frota
A Comcap conta hoje com 52 caminhões compactadores ativos. Esses equipamentos reduzem em pelo menos três vezes o volume dos resíduos para transporte. Dez deles são novinhos em folha; 16 têm menos de cinco anos. Mas é uma frota que roda muito e carrega peso, é muito exigida, explica o diretor de Operações, Marius Bagnati.
Todo dia, pelo menos 12 caminhões passam pela oficina (Departamento de Manutenção e Transporte). São quebras de rápido conserto. A maior recorrência é de regulagem de freio, conserto de vazamento hidráulico (no equipamento compactador, para evitar que vaze chorume) e regulagem de prensa (do sistema de compactação dos resíduos).
Roteiros de coleta convencional
Isso é rotina: os caminhões entram e saem e vão dando conta dos 51 roteiros de coleta convencional, que são assim divididos nesta época de Verão:
Manhã = 16 roteiros
7 no Norte da Ilha de SC
3 Leste
3 Sul
3 morros e servidões
Tarde = 12 roteiros
3 Sul
1 Mercado Público e hospitais
2 morros e servidões
1 Oeste
5 Norte
Noite = 23 roteiros
18 Estreito, Centro e bairros centrais
5 Norte
Logística complexa, mas garantida
A logística de operação da Comcap, comenta o diretor, é bastante complexa, já que há dias em que ocorrem problemas mais sérios como quebra de caixa e danos no sistema de compactação, que levam em torno de uma semana para arrumar. Ainda assim, em dias que até 20 caminhões estão em manutenção, essa quantidade representa menos da metade da frota necessária para o turno com maior número de roteiros (os 23 da noite).
A direção da Comcap tem feito grandes esforços para dar pronta resposta aos problemas. O Verão é o período crítico, inclusive porque o desempenho da Comcap está relacionado à mobilidade urbana. Nessa temporada, a empresa inovou com a descentralização dos roteiros para o Norte da Ilha.
(PF, 14/01/2015)