27 jan Casan comemora a melhor temporada
O presidente da Casan, engenheiro civil Valter Galina, disse ontem à coluna que “este é o melhor verão quanto ao abastecimento de água na Grande Florianópolis”, fato reconhecido “pela população e pela própria mídia. Temos apenas problemas pontuais, não houve falta de água generalizada em balneários ou bairros”.
Ele reconhece, a propósito do que escrevi na coluna de segunda (26), que “precisamos tomar cuidado com a água, em especial quanto ao desperdício, ao uso desnecessário”, mas observa que em Santa Catarina “a situação atual não tem qualquer comparação com o que acontece no Sudeste do Brasil.
Nós planejamos a expansão do abastecimento, estamos investindo R$ 60 milhões na região metropolitana para ampliação das adutoras, além do floco decantador em Pilões, que estará pronto ainda este ano e acabará com a turbidez da água depois dos fortes temporais”.
No Estado, a Casan já tem R$ 1,7 bilhão disponível para investimentos no fornecimento de água e nos sistemas de esgoto. Apenas quanto ao esgoto, a empresa estima aumentar a cobertura atual, de 18% para 49% nos próximos três anos.
(ND, 27/01/2015)