20 jan Aeroporto da Capital: Atrasos e Factoides
(Da coluna de Moacir Pereira, DC, 20/ 01/ 2015)
Uma gigantesca caveira de burro continua enterrada no aeroporto Hercílio Luz nos últimos dez anos período em que o projeto foi aprovado oxigenada pela incompetência da Infraero e descaso do governo federal.
Agora, a pedido do governador Raimundo Colombo e do prefeito Cesar Souza Junior, o governo Dilma promete a “solução milagrosa”: incluir o aeroporto de Florianópolis em novo pacote de concessões. Já existem dois e agora o secretário nacional de Aviação Civil, Eliseu Padilha, promete incluir o Hercílio Luz.
Outra vez “seria cômico se não fosse trágico”. A Infraero não cobrou em tempo o cumprimento do contrato com o consórcio liderado pela Espaço Aberto. A obra está superatrasada. A diretoria da Infraero só foi questionar a inadimplência um ano depois.
Não viu que a construtora arrastava-se sem tirar o terminal do chão. Muito pior: a Infraero não cobrava e não deu a menor satisfação ao povo catarinense. E as autoridades estaduais e municipais também pouco se queixavam de Brasília. Ao contrário, era só aplausos e apoios à reeleição de Dilma.
Vem agora a notícia de Eliseu Padilha de que o contrato com a Espaço Aberto vai ser rescindido e que “dentro de um ano” será deflagrado o processo de concessão.
A Infraero é tão competente que o terminal de passageiros não tem meio metro de parede, mas a estatal já comprou escadas rolantes e fingers, expostos ao relento ao lado da nova pista.