Floripa Gastronomia

Floripa Gastronomia

Por conta da sua alta gastronomia, alavancada por chefs a exemplo do Helton Costa, melhor de Santa Catarina e de sua Cantina Sangiovese, Floripa é a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – categoria Gastronomia.

O anúncio foi feito no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Diretora General da UNESCO, Irina Bokova, anunciou a inclusão de 28 novas cidades de 19 países na Rede.

“Foi uma vitória da perseverança e da dedicação a um sonho coletivo. Parabéns a toda a equipe da FloripAmanhã que durante cinco anos manteve esse projeto e acreditou nele. Florianópolis merece e deve continuar fazendo por merecê-lo.

O maior trabalho começa agora”, analisa o diretor da FloripAmanhã e consultor do Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia, Eduardo Barroso.

“É uma grande honra e também uma responsabilidade para a cidade receber esta certificação que deve impulsionar a qualificação do setor”, afirma a vice-presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, uma das idealizadoras da candidatura de Florianópolis, uma iniciativa da FloripAmanhã em conjunto com a prefeitura municipal de Florianópolis, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia passa a contar com mais duas cidades: Shunde – China e Tsuruoka – Japão. Já faziam parte cinco cidades, que apoiaram a candidatura da capital catarinense: Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

Premiadíssimo Chef Helton Costa – Cantina Sangiovese

Premiadíssimo Chef Helton Costa – Cantina Sangiovese

FLORIPA AMANHÃ

FloripAmanhã 2

Desde 2010, a Associação FloripAmanhã trabalha neste projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Abrasel-SC, Sebrae Grande Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina).

Na última oficina do Projeto (18/11), participaram também representantes da do IFSC, UFSC, ASSESC/Estácio e Floripa Convention.

O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

(Portal da Ilha, 11/2014)