05 dez Estudo sobre mobilidade urbana da Grande Florianópolis é apresentado
Dados sobre mobilidade urbana na Grande Florianópolis foram apresentados nesta quinta-feira (4) em uma reunião com o governador Raimundo Colombo e prefeitos da região. Entre as informações apresentadas por uma equipe do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) está que a área tem um sistema de transporte extremamente dependente de veículos motorizados individuais.
Conforme os dados, 48% das viagens feitas na região são feitas por carros ou motos. Outro dado apresentado indicia que o tempo médio das viagens por transporte público é o dobro das feitas por automóvel. A pesquisa do Plamus foi realizada ao longo deste ano e concluída em novembro.
A entidade foi contratada pelo BNDES com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos. O estudo analisou, entre outros aspectos, características da urbanização, projeções de crescimento e viagens feitas diariamente na área de abrangência do plano.
Medidas devem ser tomadas
Mais de 5.400 domicílios foram visitados. São pesquisas que subsidiaram o diagnóstico da mobilidade na cidade e que serão a base para as propostas que o corpo técnico do Plamus vai oferecerá para solucionar as questões de transporte na Grande Florianópolis.
O estudo técnico deve apresentar soluções para os problemas de mobilidade urbana dos 13 municípios da Grande Florianópolis: Anitápolis, Rancho Queimado, São Bonifácio, Angelina, Antônio Carlos, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Governador Celso Ramos, São José, Palhoça e Florianópolis.
Uma nova reunião deve ser realizada nas próximas semanas para detalhar ações a serem implantadas em curto prazo. São medidas como corredores exclusivos para ônibus em determinadas regiões e melhorias nos acessos das pontes que ligam o Continente e a Ilha de Santa Catarina.
(G1, 04/12/2014)