25 nov Segurança para um mergulho sem risco
Ocalor chegou a Santa Catarina — e com ele, os primeiros banhistas da temporada. Oficialmente o verão ainda não começou, mas guarda-vidas já estão presentes desde outubro em diversas praias catarinenses. A previsão é de que a partir de 20 de dezembro, na alta temporada, cerca de 1,5 mil homens atuem para garantir a segurança nas águas do Litoral de SC.
Na alta temporada, o contingente estará dividido em 37 cidades e 157 praias, balneários e estâncias. A praia dos Ingleses, em Florianópolis, contará com o maior número de profissionais, 30 diariamente. Em seguida vem Navegantes, com 29.
Praia Brava, de Itajaí, Meia Praia, em Itapema, e Rincão, em Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, contarão com 26 cada. A praia Central, de Balneário Camboriú, aparece em seguida, com 25 guarda-vidas por dia.
O coronel Onir Mocellin, coordenador do serviço de salvamento aquático de SC e comandante da região de Bombeiro Militar de Santa Catarina, explica que diversos fatores influenciam na quantidade de guarda-vidas em um local. Alguns exemplos são: a altura da onda, a presença de corrente de retorno, concentração de banhistas e o histórico de acidentes.
– A praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, apesar de perigosa, não tem guarda-vidas, pois é muito pouco frequentada. Se tivesse uma igual no Centro, seria considerada de risco extremo. Já a praia dos Ingleses é mais tranquila, mas o alto número de banhistas ali resulta em muitos acidentes – diz Mocellin.
ÁGUA DOCE TAMBÉM ESCONDE PERIGOS
Se engana quem pensa que guarda-vidas são exclusividade do litoral. Rios, lagos e represas também representam perigo para os banhistas. De acordo com informações dos bombeiros, 34 pessoas morreram afogadas em água doce e 35 em água salgada na temporada de 2013/2014, em Santa Catarina.
Segundo o coronel Mocellin, o número de mortes é alto pois muitas vezes os moradores do interior não sabem nadar e mergulham em lugares profundos. Lages, Chapecó e Curitibanos estão entre as cidades que terão guarda-vidas no verão.
A Operação Veraneio é feita em conjunto com diversos órgãos – Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Casan, Celesc, entre outros. A abertura oficial da temporada será em dezembro, mas o trabalho dos guarda-vidas começou em outubro.
(DC, 25/11/2014).