17 nov Secretário confere fluxo das obras nas comunidades
Muros de contenção no Morro do Céu
Ao completar duas semanas à frente da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, o secretário Domingos Zancanaro contabiliza uma serie de compromissos entre visitas a comunidades e reuniões com equipes de trabalho da própria Secretaria e de empresas contratadas.
Esse comportamento foi fundamental para atingir a proposta assumida pelo secretário, de inteirar-se rapidamente das principais demandas da Pasta e com isso dar celeridade aos projetos e ações desenvolvidos pela Secretaria de Habitação.
“Assumimos a Secretaria com o compromisso de dar continuidade aos trabalhos que têm sido desenvolvidos por este grupo e temos como desafio ampliar as ações na área da habitação e as políticas de saneamento básico”, afirmou.
Domingos Zancanaro destacou a importância de todas as ações desenvolvidas pela Secretaria e pediu o empenho de toda a equipe na continuidade do trabalho.
“Trata-se de uma Pasta fundamental para a população de Florianópolis, e somos responsáveis pelo atendimento direto de algumas das necessidades mais básicas do cidadão. Além disso, a Secretaria está trabalhando diretamente com um projeto emblemático – do Maciço do Morro do Cruz – que engloba uma serie de obras e atende milhares de pessoas. Por essas razões, comprometimento é a palavra-chave para todos nós”, disse.
Visitas a comunidades
Zancanaro visitou as obras do conjunto habitacional na Ponta do Leal, primeira obra do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) em Florianópolis. Acompanhado da assistente social Leyla Franzoni, o secretário conheceu o projeto, que é composto por quatro blocos e terá 88 apartamentos, destinados à recolocação das famílias que residem na comunidade, todas cadastradas pela Prefeitura.
As obras do residencial estão em ritmo acelerado: as estruturas e paredes do primeiro piso dos blocos 1 e 2 já estão prontas e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2016.
Já no Morro do Céu, na região central de Florianópolis, o secretário foi verificar o andamento das obras para a instalação de uma casa modular, a primeira na comunidade. Foi preciso construir três muros de contenção no local para garantir a estabilidade do terreno e dar segurança aos moradores. As obras de infraestrutura já estão no estágio final, e em breve a montagem da casa será iniciada.
A casa modular no Morro do Céu irá beneficiar Adna Regina Francisco, que teve sua residência interditada pela defesa civil em setembro de 2011, depois que foi atingida pela queda de um muro. Desde então, Adna e seu filho vivem em uma casa alugada na mesma comunidade.
Além dessas, o secretário visitou também as comunidades da Nova Descoberta, Vila Santa Vitória e Morro do Horácio, locais em que estão sendo realizadas obras de construção de casas, abertura de ruas, recuperação de vias e acessos e drenagem.
“São diversas frentes de trabalho, todas com obras contínuas. Os resultados já podem ser percebidos, e nosso objetivo é garantir segurança e qualidade de vida para as comunidades”, afirmou.