13 nov Prefeitura exonera três funcionários
Três servidores da prefeitura de Florianópolis foram exonerados após a divulgação da Operação da Polícia Federal ontem. O prefeito Cesar Souza Junior disse que ficou surpreso com a fraude envolvendo licitações que, segundo a polícia, ocorria dentro da Prefeitura. O principal alvo das investigações é um suposto esquema criminoso que envolveria licitações no Instituto do Planejamento Urbano da Capital (Ipuf) e contratos em eventos da Fundação Franklin Cascaes.
De acordo com o prefeito, os gestores das pastas investigadas pela polícia também serão interrogados quanto a responsabilidade nas transações criminosas apontadas pela Polícia Federal. Nos próximos dias, a Procuradoria do Município terá acesso ao inquérito policial e novas exonerações ou cancelamentos de contratos não estão descartados, incluindo a licitação dos radares eletrônicos.
A Kopp Tecnologia é uma das empresas investigadas por fraudes em licitações e desde fevereiro de 2013 é responsável pela fiscalização dos 122 pontos controladores de velocidade instalados nas principais vias de Florianópolis. O proprietário, Eliseu Kopp, e outros dois integrantes da empresa foram presos ontem no RS.
– Assim que tivermos acesso ao inquérito vamos avaliar os contratos e eventuais punições. As licitações e os contratos serão encaminhados para a Procuradoria para avaliar a suspensão. Não temos nenhum problema em suspender (o contrato com a Kopp) desde que seja com base jurídica – declarou Cesar Souza.
O presidente da Fundação Franklin Cascaes, João Augusto Freysleban Valle Pereira, o diretor administrativo da Fundação, Naito Peres da Silveira, e o gerente administrativo do Ipuf, Tiago da Silva Varela, foram os servidores exonerados ontem. Há dois meses, os funcionários Julio Pereira Machado, ex-diretor do Ipuf e Jean Carlos Viana Cardoso, ex-coordenador da Guarda Municipal já tinham sido exonerados porque foram flagrado pela Polícia Rodoviária Federal em Montenegro (RS) com R$ 100 mil e santinhos no veículo. Os dois foram presos novamente ontem.
IMBRÓGLIO NAS LICITAÇÕES É ANTIGO
A Kopp Tecnologia participou da licitação de radares eletrônicos em Florianópolis em 2011. Quem venceu à época foi a Engebras. Porém, a Kopp entrou com recurso e acabou assumindo em 2012. No mesmo ano, ela foi investigada por fraude em licitações em várias cidades brasileiras. Em Santa Catarina, ela prestava serviços em pelo menos cinco cidades. As licitações foram canceladas.
– Olhamos o contrato com lupa, mas não encontramos nenhuma irregularidade que pudesse cancelar o processo – disse o prefeito
(DC,13/11/2014)