21 nov PF indicia 26 pessoas no inquérito da Operação Ave de Rapina em Florianópolis
A Polícia Federal concluiu o inquérito da operação Ave da Rapina em Florianópolis. Ao todo 26 pessoas foram indiciadas, sendo os 15 presos preventivamente, os oito com condução coercitiva e mais três pessoas, sendo dois funcionários públicos e um empresário. Allan Dias, delegado responsável pelo caso, não divulgou o nome dos envolvidos durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira.
A investigação foi dividida em dois inquéritos que serão entregues ao Ministério Público de Santa Catarina, que deve definir contra quem será feita a denúncia. Mais de vinte pessoas prestaram depoimentos durante as investigações, entre elas, o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior. As provas foram coletadas ao longo de um ano.
A operação foi deflagrada no dia 12 de novembro. As empresas envolvidas na denúncia pagariam propina a servidores públicos, em troca de favorecimento em licitações e fraudes em contratos com a administração pública. Segundo a PF, o esquema de corrupção estava inserido na Câmara de Vereadores, no Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) e na Fundação Cultural Franklin Cascaes.
(ND, 21/11/2014)