27 nov Ambiente favorável para empreender em Florianópolis pode ser potencializado pelos parques tecnológicos
O fato de Florianópolis ter sido apontada em estudo da Endeavor – organização internacional de fomento ao empreendedorismo – como a melhor cidade do país para empreender pode atrair ainda mais negócios para a capital. Neste contexto, empreendimentos como o Sapiens Parque, polo de inovação construído no norte da Ilha, destacam-se como potencializadores deste ambiente favorável.
É o que constata José Eduardo Fiates, Diretor Executivo do Sapiens Parque, que participou como convidado do evento de lançamento da pesquisa. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do levantamento. No Sapiens estamos cada vez mais abrigando empresas inovadoras com DNA catarinense e de outros estados, bem como, universidades e instituições de pesquisa, setores governamentais e organizações do terceiro setor. A análise da Endeavor deve facilitar ainda mais novas atrações de empreendedores para Florianópolis e os parques tecnológicos terão um papel cada vez mais importante”, destaca.
Como exemplo deste cenário promissor, Fiates cita o caso da Neoprospecta, startup que se dedica à prestação de serviços inovadores na área de diagnóstico microbiológico e instalou-se no Sapiens em 2013.
Marcos Carvalho, fundador da empresa em Porto Alegre, conta porque optou pela capital catarinense. “Gostamos muito do que nos foi apresentado e acreditamos nas ricas condições que observamos aqui. Optamos por vir para Santa Catarina pelas grandes oportunidades que estão sendo geradas dentro do ecossistema do Sapiens Parque”, enfatiza.
Sobre o Sapiens Parque
Em uma área de 435 hectares, no norte da Ilha de Santa Catarina, o Sapiens Parque é um parque de inovação concebido para ser referência em inovação, pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. O empreendimento deverá alavancar investimentos na ordem de R$ 2,43 bilhões, incluindo terreno, infraestrutura e prédios, gerando cerca de 27 mil empregos diretos e 33 mil indiretos ao longo dos próximos 10 anos.