Altas temperaturas no inverno afastaram baleias do litoral de SC

Altas temperaturas no inverno afastaram baleias do litoral de SC

Cerca de 100 baleias foram avistadas no litoral catarinense entre junho e novembro deste ano. Nas outras temporadas, o número passava de 150. O levantamento foi realizado pelo Projeto Baleia Franca (PBF). A conclusão foi que este ano o número de visitas dos mamíferos foi menor em função das temperaturas mais elevadas registradas ao longo do inverno.

As baleias-francas migram para o litoral do Estado todos os anos durante o inverno e a primavera, principalmente para o nascimento e cuidados no primeiro trimestre de vida dos filhotes. No sobrevoo da PBF realizado domingo foram avistadas 12 baleias – seis pares de mãe e filhote da Lagoinha do Leste, no sul de Florianópolis, até Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. O número aponta o fim da temporada reprodutiva anual da espécie no Sul do Brasil.

O monitoramento diário será mantido até o fim de novembro pela equipe e colaboradores do projeto, mantendo o padrão dos outros anos. O objetivo é analisar a dinâmica populacional das baleias-francas na região, por meio do censo e fotoidentificação.

O Instituto Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca catalogou 670 baleias desde 1987. Apesar de estar na lista dos animais que correm risco de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente, a população de baleias tem aumentado 12% ao ano.

(DC, 12/11/2014)