Revitalização do Parque Municipal Lagoa do Peri vai até dezembro

Revitalização do Parque Municipal Lagoa do Peri vai até dezembro

Até dezembro estarão finalizadas as melhorias no Parque Municipal Lagoa do Peri, no Sul da Ilha. Com a revitalização, a área de mais de 23 mil metros quadrados receberá cerca no entorno, portal único de entrada com guarita, novos banheiros e trilha para deficientes físicos. A central de atendimentos aos turistas será reativada e contará ainda com um viveiro de mudas nativas. A unidade de conservação recebe em média 5.000 visitantes nos fins de semana durante a alta temporada. A revitalização é coordenada pela Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente).

Atualmente, o parque recebe pavimentação das trilhas, que poderão ser acessadas por cadeirantes. O telhado da sede também passa por reformas após um temporal que destruiu a cobertura, em setembro.

Toda a área será sinalizada, receberá melhorias nos chuveiros, banheiros e estacionamento. Com uma única entrada, que contará com a presença de um segurança, será possível controlar melhor a passagem dos visitantes pelo parque que abriga a maior lagoa potável da costa catarinense, com um espelho d’água de cinco quilômetros de extensão. A água doce do reservatório abastece os bairros Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa e todo o Sul da Ilha. São mais de 100 mil habitantes atendidos.

“Esse espaço nunca recebeu a devida atenção do poder público. É a primeira vez que isso acontece”, diz o administrador do parque, Célio da Costa, 63 anos. Ele administra o local há 25 anos.

Costa ressalta que desde a proibição do uso de churrasqueiras no parque, em março deste ano, o consumo de bebida alcoólica e por consequência as brigas diminuíram na área de lazer. Ele lembra que entre os meses de janeiro e março 2.000 pessoas passam pelo parque aos sábados. Aos domingos são mais de 3.000 frequentadores. O parque fica distante 24 km do Centro de Florianópolis. Está localizado entre a Armação e o Morro das Pedras, no Sul da Ilha. (Alessandra Oliveira)

Recursos com compensações ambientais

As obras no parque são realizadas sob a orientação e supervisão da Diretoria de Gestão Ambiental e pelo Departamento de Unidades de Conservação da Floram. Os recursos aplicados nas melhorias são oriundos de compensações ambientais.

Duas empresas já trabalharam na revitalização, que começou em setembro. A terceira deu início às obras na semana passada, depois que a Floram rescindiu os contratos com as primeiras empresas por considerar abusivos os pedidos de aditivos de pagamentos. Mesmo com contratempos administrativos e com a chuva constante, o ritmo de trabalho está satisfatório para o superintendente da Floram, Volnei Carlin.

Além da Lagoa do Peri, a Floram também está revitalizando o Parque Ponta do Sambaqui, no Norte da Ilha. A obra é realizada em parceria entre a associação de moradores e a Floram. A previsão é terminar a revitalização até o final de outubro.

(Notícias do Dia Online, 21/10/2014)