UPA Sul, no Rio Tavares, ganha heliponto para auxiliar salvamentos e casos de emergência

UPA Sul, no Rio Tavares, ganha heliponto para auxiliar salvamentos e casos de emergência

O Sul da Ilha foi contemplado com o primeiro heliponto em uma unidade de saúde de Florianópolis. A estrutura, localizada ao lado da UPA Sul (Unidade de Pronto Atendimento), no Rio Tavares, começará a operar a partir de terça-feira. O local para pousos e decolagens dos helicópteros do Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros e Samu agilizará os atendimentos de emergências, especialmente na temporada de verão.

Foram investidos cerca de R$ 80 mil na construção do heliponto e na pavimentação do estacionamento para veículos de usuários e servidores da UPA. Antes, a área estava abandonada e a cada chuva eram constantes os alagamentos. “Com esse heliponto acreditamos que poderemos salvar mais vidas, pois agilizará o transporte dos pacientes, principalmente em alta temporada, onde o tráfego se multiplica”, justifica o secretário de Saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho.

O heliponto será utilizado tanto para a remoção quanto para a chegada de pacientes, ou ainda em transferências para os hospitais da região em casos mais graves. João Batista Cordeiro Júnior, comandante do helicóptero Arcanjo, afirma que o heliponto facilitará o trabalho dos socorristas, assim como será fundamental para atender traumas, fraturas e emergências. “A diferença entre pousar em um local adequado ou não pode representar a vida ou a morte para quem necessita de atendimento”, diz.

A Secretaria de Saúde promete construir outro heliponto ao lado da UPA Norte, em Canasvieiras. A obra deve começar ainda este ano.

( Notícias do Dia Online, 09/08/2014)