27 ago Objetivo do milênio SC debate desafios para atingir metas da ONU
Acabar com desigualdades sociais e combater preconceitos são a base dos oito objetivos acordados por 193 países com a Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015. No entanto, para alcançar todas as metas traçadas há 14 anos, o Brasil ainda tem muito a avançar em algumas áreas, como educação e saúde. De acordo com a organização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão ligado à ONU, Santa Catarina apresenta números melhores que os do Brasil, mas enfrenta dificuldades principalmente para diminuir a mortalidade de mulheres após o parto.
Objetivos foram discutidos na capital
Para debater esses objetivos, diversas instituições públicas e privadas do Estado, além de organizações do terceiro setor se reuniram ontem em Florianópolis. O evento é organizado anualmente para que a sociedade possa conhecer o trabalho desenvolvido pelo Movimento Nós Podemos (MNP), presente em 22 Estados e que reúne cerca de 1,5 mil instituições voluntárias.
Coordenadora de políticas sociais do PNUD, Nena Lentini falou sobre os resultados de Santa Catarina no cumprimento dos objetivos denominados “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”:
– Percebemos a participação de várias entidades do Estado que estão dispostas a ajudar nessa missão. Pelas condições econômicas, Santa Catarina apresenta resultados animadores. Os principais são na erradicação da miséria e da educação básica – disse.
No entanto, a coordenadora admite que nem todas as metas devem ser alcançadas até o próximo ano, quando expira o prazo de 15 anos estipulado em 2000, quando representantes dos 193 países assinaram o acordo com a ONU.
(DC, 27/08/2014)