Navegando a favor de SC

Navegando a favor de SC

(Por Leandro Ferrari*, DC, 15/08/2014)

O setor náutico catarinense conquistou mais um relevante espaço no cenário nacional: o Grupo de Trabalho do Turismo Náutico de Santa Catarina agora está à frente do Grupo Náutico Nacional, em Brasília. Na prática, significa que o Estado ganha voz na esfera nacional para continuar a sensibilização das autoridades para a necessidade de mais equipamentos ao setor. Não falamos somente da recepção de transatlânticos ou melhorias destinadas a poucos proprietários de lanchas de luxo, mas de toda uma cadeia produtiva que gera emprego e renda – desde o mais modesto trapiche até a mais completa marina, passando também pelo mergulho e a pesca.

Temos a missão de trabalhar em conjunto para o fortalecimento da atividade com regras mais claras, ainda com muito a fazer em Santa Catarina. Estamos ganhando cada vez mais espaço para poder mostrar nosso potencial, não apenas no litoral, mas também onde rios, lagos e represas oferecem diversas possibilidades. A região Oeste já está de olho nessas oportunidades, assim como vários municípios do Sul, que agora fazem parte do Grupo.

Esta boa notícia jamais seria realidade se não contássemos com a coesão que conquistamos com muito esforço. E a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) é parte importantíssima desse processo, oferecendo cursos de capacitação, oportunidades de legalização de estruturas náuticas, fomento do turismo e orientações para empresas, promovendo troca de ideias e novos negócios. Hoje a entidade representa mais de 200 empresas e, desde 2012, conta com a parceria do Sebrae para o desenvolvimento de atividades, diagnosticando gargalos e oportunidades de crescimento.

O GTT Náutico de Santa Catarina, formalizado em 2014 com decreto estadual, tem a missão de agregar empresas privadas, poder público e sociedade civil para alcançar ainda mais. Queremos a colaboração de todos que tenham o mesmo objetivo: unir e transformar o setor náutico catarinense. SC tem potencial náutico também no interior, em rios, lagos e represas

*Diretor de Desenvolvimento Náutico da Floripamanhã, Presidente do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de SC e da Acatmar