13 ago Mesmo com suspensão de obras no aeroporto de Florianópolis, Infraero promete cumprir cronograma
Mesmo depois de suspender as obras de construção da pista e do novo pátio de taxiamento do aeroporto internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) garante que o cronograma dos trabalhos, previsto para ser concluído em novembro de 2014, está mantido. A suspensão por até 120 dias foi tomada em comum acordo entre Infraero e consórcio Aeroportos do Brasil, responsável pela obra. A suspensão não deve afetar a execução da segunda frente da obra, a complementação do serviço nas pistas de manobra, que de acordo com a Infraero seguem normalmente.
Em nota, a Infraero informou que suspendeu por até 120 dias as obras das novas pistas de manobra de aeronaves e o novo pátio de aeronaves (primeira frente) devido à necessidade de readequação do cronograma, que sofreu atrasos na execução em virtude de muita chuva. A estatal não soube precisar quanto do cronograma foi cumprido até 5 de agosto, quando o contrato foi interrompido. Se a suspensão durar 120 dias, as obras só serão retomadas em dezembro, o que atrasaria o cronograma.
Mesmo diante dos fatos, a Infraero afirma que pretende concluir as obras nos próximos três meses. “Após esse período (suspensão do contrato), os trabalhos serão retomados. No momento, estão sendo avaliadas soluções técnicas que possibilitem a agilidade da execução dos serviços de forma que a conclusão dos trabalhos, prevista para novembro de 2014, seja mantida”, informou por e-mail a assessoria de comunicação da Infraero.
Questionada se existe a possibilidade de o contrato com o consórcio Aeroportos do Brasil ser rescindido, a estatal garante não existir essa opção. “A suspensão, e não rescisão, é de até 120 dias” informou. O Notícias do Dia entrou em contato com um dos escritórios do consórcio Aeroportos do Brasil, em São Paulo, mas ninguém se dispôs a falar sobre o assunto.
Obras do terminal também estão interrompidas
Não é só nas pistas e pátios do aeroporto internacional Hercílio Luz que as obras têm problemas. Sob a responsabilidade do consórcio Espaço Aberto/Viseu, as obras do novo terminal de passageiros também estão paradas. Em junho, a Infraero abriu processo administrativo para analisar o atraso.
Com previsão de conclusão em dezembro de 2014, e com menos de 10% da obra concluída, a estatal já aplicou duas sanções administrativas no consórcio, ambas por lentidão na execução dos serviços. Pelo projeto original, o novo terminal será quatro vezes maior do que o atual (35.817 m² contra 9.540m²). Será possível atender 6,7 milhões de passageiros por ano, com pista de taxiamento e pátio de estacionamento para 12 posições (o atual tem nove). O estacionamento de carros passará de 600 para 1.800 vagas. O investimento total da ampliação é de R$ 326,4 milhões.
(Notícias do Dia Online, 12/08/2014)