04 ago Em projeto pioneiro no Brasil, Florianópolis inova com ambulância veterinária
A Prefeitura de Florianópolis lançou na manhã desta sexta-feira 1º, em solenidade na sede da Guarda Municipal, no bairro de Coqueiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária, SAMUvet.
A capital catarinense é a primeira cidade do Brasil a oferecer o serviço de resgate de animais feridos. O SAMUvet será acionado exclusivamente pelo Centro de Operações da Polícia Militar Copom, diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, em casos avaliados como de extrema necessidade.
Desde que envolvam cães e gatos de rua, animais utilizados em farra do boi, bem como cavalos que até tenham proprietários, mas que sejam encontrados sozinhos.
Durante a solenidade de lançamento, o diretor do Bem-Estar Animal Dibea, da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Cavallazzi, idealizador do projeto, explicou que “muitos dos animais que sofrem acidentes são oriundos de abandono” e por isso necessitam da intervenção do poder público.
“Queremos dar um amparo aos bichos em situação de dificuldade. Serão 90 dias experimentais. Espero que toda a população entenda que esse é um avanço e espero também que o exemplo seja seguido por outras cidades do país, pois, além de envolver afeto, envolve saúde pública”, acrescentou o diretor da Dibea.
O prefeito Cesar Souza Junior elogiou a Secretaria da Saúde, comandada pelo médico Daniel Moutinho Júnior, e principalmente a equipe da Dibea. “Parabéns a todos do Bem-Estar Animal pela proatividade e pela criatividade, com a qual executaram tudo com recursos mínimos. Com certeza, vocês, com suas ações inovadoras, como a microchipagem e agora com o SAMUvet, estão comprometidos com a cidade e fazendo a diferença.”
Socorro
A Diretoria de Bem-Estar Animal atende, em seu horário normal de funcionamento, aproximadamente 15 casos de cães, gatos e cavalos atropelados ou baleados, por semana. O SAMUvet consiste num veículo Zafira, identificado com a logomarca do serviço, que será guiado por um motorista, acompanhado de um médico veterinário com uma maleta de primeiros socorros.
Após o término do plano-piloto, em que o SAMUVET vai funcionar 24 horas por dia durante o período de 90 dias, a Secretaria de Saúde vai definir as diretrizes de atendimento a serem seguidas, que irão constar de decreto a ser assinado pelo prefeito Cesar Souza Junior.
Lista de atendimentos
1 – Animais de rua atropelados que estejam em via pública;
2 – Animal feroz que tenha de fato atacado pessoas em via pública, que não tenha proprietário;
3 – Cavalo solto em via pública que esteja colocando o trânsito de veículos ou pessoas em risco, que não tenha proprietários;
4 – Animal oriundo da prática da farra do boi, que esteja contido no local.
(Agência ALESC, 01/08/2014)