09 jun Santa Catarina tem 16 mil desalojados e 450 desabrigados pela chuva em 22 municípios
A Defesa Civil de Santa Catarina registrava 22 municípios prejudicados pelas chuvas até as 21h deste domingo. Entre as ocorrências estão deslizamento, alagamento, enxurrada e inundação. São cerca de 16 mil desalojados e 450 pessoas desabrigadas.
Corupá foi a cidade que registrou maior volume de chuva, com aproximadamente 350 mm acumulados em 72 horas. Os temporais causaram ainda o desmoronamento de uma área, em Guaramirim, onde quatro pessoas foram atingidas. Dois adultos saíram ilesos e duas crianças foram encaminhadas para o hospital.
“A situação é triste, muita chuva”, resumiu o secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Moratelli. Após as águas baixarem, segundo Moratelli, será feito o levantamento dos estragos em vias públicas e danos aos municípios. Uma força-tarefa foi organizada, com trabalhos desenvolvidos pelos Bombeiros Militares, Polícia Militar Ambiental, Grupo Voluntário de Busca e Salvamento, Defesas Civis locais e do Estado.
“Enchente pequena e rápida”, diz Colombo
O governador Raimundo Colombo, acompanhado de representantes da Defesa Civil e da Epagri/Ciram, concedeu entrevista coletiva neste domingo, em Florianópolis. A Região Norte do Estado é a mais afetada pelas chuvas, que devem cessar na madrugada desta segunda-feira. O Médio Vale do Itajaí também foi bastante prejudicado. Por conta da previsão de diminuição das chuvas, Colombo classificou a enchente como “pequena e rápida”.
“A experiência que temos com esse tipo de evento garante que todos os procedimentos já estejam sendo tomados e agora estamos acompanhando as previsões para as próximas horas, que indicam tempo bom a partir da madrugada de segunda”, destacou Colombo.
Previsão do tempo para as próximas horas
O tempo melhora no período da madrugada de segunda-feira com a entrada de uma massa de ar seco. No decorrer da segunda-feira, o tempo fica nublado, mas sem chuvas.
( Notícias do Dia Online, 08/06/2014)