02 jun O Mercado e a vontade da população
(Por Gustavo Miroski*, DC, 02/06/2014)
Finalizada no dia 23 a consulta pública promovida pela prefeitura para partilhar sugestões ao novo regulamento do Mercado Público de Florianópolis além da escolha dos horários de funcionamento aos sábados e domingos resultou em um espaço democrático onde milhares de pessoas opinaram diretamente através do site da prefeitura e outras tantas debateram o assunto por meio de redes sociais e mídia impressa.
Resultado: 70% optaram pela abertura das 8h às 18h aos sábados e a possibilidade de abertura aos domingos das 9h às 14h foi apontada por 85% dos votantes. O Mercado Público ao longo dos anos perdeu sua característica de convivência, tornou-se tão somente um espaço de passagem, seja para compra de peixes e frutos do mar ou um breve encontro entre amigos ao final de tarde. O resultado da pesquisa demonstra o interesse majoritário da população em conviver ainda mais tempo no novo espaço, formado por 111 boxes e 54 atividades comerciais diferenciadas. A nova proposta não será impositiva aos comerciantes, deverá ser fruto de diálogo e consenso. Deve ser implementada a partir de 2015 quando a obra de restauro estará completa. Pode-se iniciar, por exemplo, no último final de semana de cada mês com o apoio institucional da prefeitura através de mídia e atrações artístico-culturais, habituando os frequentadores em relação aos novos horários.
E justamente era esse o objetivo da iniciativa: promover o debate e validar com a opinião pública as normativas de funcionamento de um símbolo histórico de nossa cidade, o Mercado Público, palco de inúmeras manifestações culturais e populares. E principalmente, intensificar a articulação com a sociedade, permitindo que a comunidade participe da formulação e definição de politicas públicas.
*SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS