26 jun Descartada greve do transporte
Os trabalhadores do transporte coletivo de Florianópolis decidiram ontem pelo fim do movimento de reivindicações da categoria até o final de 2014.
A proposta aprovada pelo sindicato dos trabalhadores, o Sintraturb, foi pelo fim da campanha, decisão aceita por unanimidade entre 800 motoristas e cobradores nas três assembleias, que ocorreram às 9h30min, às 15h30min e às 19h.
Os representantes do Sintraturb saíram satisfeitos no julgamento do dissídio da categoria no Tribunal Regional do Trabalho, realizado em 18 de junho. Além de reajuste salarial de 8% e aumento no vale-alimentação para R$ 500, os cinco desembargadores garantiram a manutenção dos postos de trabalho dos cobradores e impediram alterações das funções de motoristas, principal reivindicação da categoria.
O diretor do Sintraturb, Deonísio Linder, explicou que o sindicato ainda pretende recorrer sobre a multa e o desconto dos dias parados referentes a este ano. Ele garantiu que, enquanto a atual direção estiver à frente, vai continuar o debate sobre as questões trabalhistas:
– Vamos sempre lutar pelos empregos dos cobradores. Este ano os juízes já entenderam que a cláusula assinada no ano passado entre os sindicatos precisava ser mantida – disse.
Com a decisão, está descartada qualquer nova paralisação do serviço por parte da categoria este ano. A decisão do TRT cabe recurso.
No julgamento do dissídio coletivo no TRT/SC, em junho, os sindicatos ligados ao transporte coletivo de Florianópolis foram condenados ao pagamento de multa por descumprimento da decisão judicial de manutenção da frota mínima.
Pelos três dias de desobediência em maio, o Sintraturb, o Setpesc e o Setuf terão de arcar com R$ 150 mil cada um. A cobrança deverá ser feita em forma de catraca livre, quando não couber mais recurso da decisão.
(DC, 26/06/2014)