30 maio Sem planejamento não há solução
(Por Viviane Bevilacquea, DC, 30/05/2014)
Me surpreendi com o número de pessoas que comentaram um post que fiz no blog no domingo passado, no qual reproduzi um e-mail mandado por uma leitora. Ela reclamava que havia perdido a prova de um concurso público, porque o trânsito de Florianópolis estava um caos naquele dia, em razão de três concursos, envolvendo milhares de candidatos, e mais as provas do Ironman, tudo na mesma data.
Os congestionamentos eram imensos, isso eu mesma presenciei, mas não imaginei que tanta gente tivesse perdido seus compromissos. Inclusive passageiros perderam seus voos, mesmo saindo de casa com muito tempo de antecedência. Realmente, o prejuízo foi grande, pela falta de planejamento. Que fique, pelo menos, a lição: vários eventos simultâneos em uma cidade de deslocamento complicado como Florianópolis é sinônimo de confusão.
“Foi realmente muita, mas muita falta de planejamento. Eu só não cheguei atrasado por que saí de casa às 10h da manhã pra fazer a prova às três da tarde”, escreveu Rubens. “Minha filha também perdeu o concurso realizado na UFSC. Ficou cerca de três horas na estrada, praticamente sem sair do lugar. É necessário que providências sejam tomadas”, reclamou Rejane. Para Fernando, a situação não foi diferente: “Eu também perdi a prova, para a qual que me preparei durante meses. Mesmo com antecedência de três horas, como foi o meu caso, não adiantou. O trânsito estava um caos. As principais vias de acesso, como a SC-401 (uma das mais movimentadas do Estado), estava em meia pista. É uma vergonha esta desorganização toda”.
O problema, volto a repetir, não é o Ironman, nem os concursos. O problema é tudo isso no mesmo dia. Totalmente inviável.