09 maio Nota sobre a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus
Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), representante de mais de três mil empresas que geram empregos e contribuem com o desenvolvimento da cidade, vem a público manifestar sua opinião sobre os lamentáveis episódios registrados na manhã dessa quinta-feira no Centro da cidade:
1) Toda a população de Florianópolis é prejudicada direta e indiretamente por episódios como esse. A paralisação dos transportes coletivos causa enormes transtornos ao dia a dia de trabalhadores, empresários, estudantes, prestadores de serviço e até no funcionamento de órgãos públicos que prestam serviços essenciais.
2) A paralisação, com a consequente queda significativa no movimento de florianopolitanos no Centro da cidade, vai afetar de forma bastante negativa o faturamento do comércio justamente na semana do Dia das Mães, data muito importante para todo o segmento.
3) Ao paralisar as atividades em pleno período de negociação, os trabalhadores do transporte coletivo demonstram desapreço por essa forma genuína de entendimento entre patrões e empregados.
O serviço de transporte coletivo municipal é operado em regime de concessão pública e sua adequada oferta é essencial. A ACIF espera que a Prefeitura de Florianópolis atue de maneira incisiva junto aos responsáveis – empresas concessionárias e sindicato dos trabalhadores – para que o entendimento entre as partes ocorra com a maior brevidade possível. Em paralelo, espera que o Judiciário e a Polícia, que executou de forma louvável seu trabalho na manhã dessa quinta, punam responsáveis por gestos que contrariam a lei e mantenham a vigília para garantir o melhor andamento da situação.
( ACIF , 08/05/2014)