21 maio Mídia internacional ajuda a divulgar Florianópolis
Seja pela crise econômica na Argentina ou pelo cenário de recuperação da Europa e Estados Unidos, o fato é que Santa Catarina vem perdendo turistas estrangeiros ano a ano. Segundo levantamento mais recente da Santur, o Estado recebeu 76,2% visitantes do exterior a menos na temporada de 2013 na comparação com 2012.
Diante deste cenário, é bem-vinda a divulgação espontânea de Florianópolis na mídia internacional. Na semana passada, o maior tabloide inglês, o The Sun, reservou duas páginas de sua revista Fabulous para a beleza dos moradores da Ilha. Com a proximidade da Copa do Mundo, e os olhos da imprensa estrangeira voltados para o Brasil, a Capital tem chamado a atenção sem ao menos estar entre as cidades-sede do campeonato mundial.
A Apino Turismo, agência de Florianópolis especializada no turista estrangeiro, foi quem recebeu na cidade a repórter do jornal britânico. O sócio Guilherme Eduardo do Santos conta que a jornalista queria descobrir se a Ilha era realmente um local de gente bonita como já tinha ouvido falar.
– Fizemos um roteiro que pudesse mostrar esse lado de Florianópolis. Levamos ela à praia Mole, à Lagoa e a Jurerê Internacional. À noite, fomos ao Café de la Musique. O chefe ligou perguntando se era real a fama da cidade e ela respondeu que sim. Na verdade, ela ficou extasiada – diz Santos.
Em abril, o jornal inglês concorrente do The Sun, o Daily Star, publicou uma matéria sobre Florianópolis, considerando a Capital catarinense a nova Ibiza. Também, incentivou os turistas estrangeiros da Copa a darem um pulo à ilha paradisíaca. A Santur não tem uma estimativa de quantos visitantes estrangeiros Santa Catarina vai receber com a Copa.
(DC, 21/05/2014)