30 maio Imetro de Santa Catarina confere a regularidade dos radares instalados na BR 101
O Imetro/SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina) iniciou a aferição dos radares instalados na BR 101 entre o km 202 e km 213, na região de São José e Palhoça. Ao total, são seis equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade que passarão pelo teste. Os técnico irão conferir se os equipamentos estão dentro do padrão para coibir os excessos da velocidade, acima de 80km/h. Esta semana foram avaliados quatro dos seis, dois foram aprovado e dois reprovados. Nessa quinta-feira, a equipe do Notícias do Dia passou por um deles na região de São José, próximo ao Mundo Car, e o registrou quando o radar marcou velocidade de 8km/h enquanto um carro passava pelo local a pelo menos 30km/h.
A Resolução 141/02 do Conselho Nacional de Trânsito determina que os meios tecnológicos usados para detectar infrações de trânsito devem ser de modelos aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Segundo o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Silva, os equipamentos sem a regulamentação do Instituto não podem multar o cidadão. Para a verificação do radar, um equipamento de controle de velocidade é instalado no automóvel do fiscal. “O processo de medição consiste em passar com o carro no ponto de monitoramento, então a velocidade aferida pelo radar é comparada com a do carro”, explica Silva.
Os equipamentos que apresentaram falhas terão que ser corrigidos e passarão por uma nova avaliação. Os outros dois equipamentos ainda não analisados devem passar pelo teste na próxima semana. A velocidade que é de 100km/h nos quilômetros onde estão fixados os radares, terá limite de 80km/h. Por enquanto os equipamentos não registram nem multas porque estão em fase de testes e funcionam de maneira educativa. A data para o início das operações ainda não está definido.
( Notícias do Dia Online, 30/05/2014)